A principal vantagem em saber como aumentar o capital social é ter alternativas além do bootstrapping. Nesse caso, você financia o negócio a partir de recursos próprios. Ao aumentar o capital social, há uma nova fonte de financiamento.
De acordo com o estabelecido no Contrato Social e acordado pelos sócios, a integralização de Capital Social pode ser feita:
O capital social é o poder financeiro de uma empresa, o montante investido pelos sócios quando o negócio ainda estava no início de suas atividades. Quando você ouve dizer que uma companhia vale determinada quantia de dinheiro, saiba que parte desse valor é diretamente ligado ao capital social.
O capital social, dito por muitos como capital nominal, só garante os credores por assumir o papel de “cifra de retenção”, ou seja, porque possui (ou melhor, deveria possuir sempre) recursos no ativo que o amparam (também chamados de capital real).
Se você quer abrir sua empresa e não tem capital para investir, pode recorrer a algumas instituições financeiras que fornecem empréstimo aos futuros empresários. Os bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e outras instituições financeiras fornecem créditos a empreendedores.
Capital inicial é todo o conjunto de valores financeiros que os sócios de uma empresa investem para a sua abertura e para o início de seu funcionamento pleno. ... O capital inicial também é conhecido por muitos empresários como capital social e, embora a maioria não saiba, ele não se atém somente a valores monetários.
O Capital Autorizado é que um limite de Capital dentro do qual a Assembleia Geral ou o Conselho de Administração pode autorizar um aumento de capital social de forma independente da reforma estatutária.
Integralização de Capital Social em dinheiro Para integrar valores em dinheiro ao Capital Social da empresa, basta o sócio que assumiu esse compromisso disponibilizar o montante ao caixa da empresa. Essa quantia, por sua vez, pode ser paga de uma única vez ou em parcelas, tudo depende do que foi acordado.