Os anticorpos, sob o ponto de vista estrutural, são moléculas proteicas de imunoglobulina que se organizam em forma de Y (dois braços e uma haste), sendo que a unidade básica da molécula de anticorpo é composta por duas cadeias proteicas pesadas (H - Heavy) idênticas e duas cadeias proteicas leves (L - Light) idênticas ...
Imunoglobulinas se ligam especificamente a um ou a alguns antígenos proximamente relacionados. ... Ligação a antígeno pelos anticorpos é a função primária dos anticorpos e pode resultar em proteção do hospedeiro.
Valores normais de IgE total
IgE sérica: É um exame de sangue para dosar a quantidade de IgE (imunoglobulina E) que é um dos responsáveis pela reação alérgica. A IgE sérica total serve como teste de triagem de doenças alérgicas e o nível total de sensibilidade alérgica.
Soro Homólogo: Produzido na mesma espécie-alvo. - Risco de transmissão de doenças (AIDS, Hepatites) - Menor chance de reações de hipersensibilidade.
Quando necessário, a imunização passiva pode ser repetida. Os anticorpos de origem humana (imunoglobulinas homólogas) são normalmente denominados imunoglobulinas. Os anticorpos de origem animal (imunoglobulinas heterólogas) são usualmente chamados de soros.
O soro heterólogo hiperimune ou antitoxina é produzido através da injeção de um antígeno específico na corrente sanguínea de animais, geralmente cavalos. O sistema imunológico do animal produz os anticorpos contra aquele antígeno, que formarão a base ativa do soro.