Os chimpanzés têm 48 cromossomos em cada uma de suas células.
Uma trissomia diz-se parcial quando parte de um cromossoma extra (e não todo) é acoplado a um dos outros cromossomas. Uma trissomia em mosaico é uma condição em que nem todas as células contêm a informação genética do cromossoma extra.
A causa da trissomia simples do cromossomo 21 é a não disjunção cromossômica. translocação: o cromossomo extra do par 21 fica "grudado" em outro cromossomo. Nese caso embora indivíduo tenha 46 cromossomos, ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos de Síndrome de Down).
O mosaicismo acontece quando uma mutação acontece em uma célula do embrião, geralmente a perda ou a duplicação de um cromossomo, o que faz com que a pessoa desenvolva o seu organismo com 2 tipos de células, e 2 tipos de material genético.
Vale ressaltar que um dos problemas comumente encontrados no processo de poliploidização é a regeneração de plantas mixoploides, isto é, plantas que apresentam células com variações no número cromossômico em um mesmo tecido ou entre órgãos de uma mesma planta.
Já o mosaicismo misto acontece quando a pessoa é portadora dos 2 tipos de mosaicismo, tanto germinativo quanto somático. O fenômeno ocorre durante o desenvolvimento embrionário, seja no processo natural de gravidez, seja por processos de fertilização in vitro.
É considerado quimerismo quando é verificada a presença de duas ou mais populações de células geneticamente distintas e com origem diferentes, diferentemente do que acontece no mosaicismo, em que apesar das populações de células serem geneticamente distintas, possuem a mesma origem.
Na ciência, segundo o diácono, o sentido de quimerismo refere-se ao quadro da medula doente, carente de um alguém que faça o gesto da doação por amor. Assim, o enfermo recebe todas as características do doador, que lhe retira a doença e lhe dá nova vida.
Ao analisar o cérebro de um grupo de mulheres, uma equipa de cientistas americanos descobriu em 2012 que o cérebro feminino registava com frequência episódios de “microquimerismo masculino“, ou seja, a presença de fragmentos de ADN vindos de um dador masculino, geneticamente diferente das células do organismo da mulher ...
Na década de 90, cientistas já haviam deduzido que as células dos bebês - tanto meninos quanto meninas - poderiam escapar do útero e entrar no organismo da mãe, ocorrência chamada de microquimerismo fetal, que também acontece em outras espécies de mamíferos, como cães, ratos e vacas.
2) Pessoas com síndrome de Down não são todas iguais Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais. Por isso, devemos evitar mencioná-los como um grupo único e uniforme.