EQST

O Que H Em Comum Entre A Bncc E Os PCN?

O que há em comum entre a Bncc e os PCN?

Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais.

São quatro os blocos temáticos propostos para o ensino fundamental?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (MEC/1997) indicam que são quatro os blocos temáticos propostos para o ensino fundamental, a saber: Ambiente; Ser humano e saúde; Recursos tecnológicos; e Terra e Universo.

Qual objetivo das ciências da natureza?

Diferente das Ciências Humanas, as Ciências da Natureza ou Ciências Naturais não tem como objeto de estudo o comportamento humano em sociedade ou suas invenções, mas sim os aspectos físicos, químicos e biológicos dos seres vivos e do meio ambiente. A biologia é a ciência que estuda os seres vivos.

Quais são os objetivos do ensino de ciências naturais e seus eixos estruturantes?

O ensino de Ciências da Natureza tem compromisso com uma formação que prepare o su- jeito para interagir e atuar em ambientes diversos, considerando uma dimensão planetária, uma formação que possa promover a compreensão sobre o conhecimento científico perti- nente em diferentes tempos, espaços e sentidos; a ...

Quais as competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental?

Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, tecnológico e social, bem como as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas e buscar respostas.

Quais são os componentes curriculares da área de ciências da natureza e suas tecnologias?

Integram a área Ciências da Natureza os componentes curriculares Química, Física e Biologia os quais devem, além de contemplar conhecimentos científicos, preocupar-se com a formação do(a) cidadão(ã) de maneira que ele(a) se apresente como um ser pen- sante e atuante na realidade em que vive.