Para os otimistas, a Turquia tem importantes pontos a favor da sua entrada para a UE, principalmente porque a população do país sente-se maioritariamente europeia, embora as pesquisas mais recentes mostrem uma tendência contrária.
De acordo com especialistas, talvez seja exatamente o preconceito religioso o maior impeditivo à entrada da Turquia na Comunidade Europeia. Sua proximidade geográfica e ideológica com alguns países muçulmanos é vista com extrema desconfiança por boa parte das nações que já fazem parte do bloco.
Olá, A Turquia não é aceita na União Europeia porque o país não responde a todos os critérios sanitários, comerciais, políticos e democráticos que a União Europeia exige, e não meramente por uma questão geográfica, como citado anteriormente pelo colega.
Os Estados-membros da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.
Os 27 países da UE
Lista dos 28 países da União Europeia
Existe também quatro países que estão no Espaço Schengen, mas não são membros da UE: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Três microestados também fazem parte do Espaço Schengen: Mônaco, cidade do Vaticano e San Marino.
Alemão
VERDADEIRO – A União Europeia é o bloco econômico que melhor expressa um projeto de organização e integração regional, englobando todos os níveis de integração: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Política, Econômica e Monetária.
Pois é composta por vários países (27), possui sua moeda patronizada (uma única moeda) e várias coisas a mais , que são únicos deles. Como por exemplo o poder judiciário (Tribunal Europeu) e etc.
A União Europeia (UE) é o resultado de um processo de cooperação e de integração iniciado em 1951 entre seis países: Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. ... A União Européia vem inovando o cenário econômico e jurídico internacional ao consolidar o processo integracionista com êxito.
Mercosul
Todas essas características, em resumo, tornam a União Europeia o bloco com o maior grau de integração do mundo, categorizado como uma União Política, Econômica e Monetária. Atualmente, há 28 países-membros, com alguns outros em processo de adesão, tais como a Ucrânia e a Turquia.
Resposta: Entre tantas ambições, o Mercosul também busca a uniformização das taxas de juros, criação de uma moeda única e estabelecimento de livre circulação de pessoas. ... Vários enfrentamentos têm comprometido o MERCOSUL, como a instabilidade política e econômica de alguns dos países-membros.
Resposta: Sim. Estados Unidos , Canadá , México , Rússia , China e Chile participam de mais de um bloco econômico.
2) São os principais blocos econômicos presentes no continente americano: ALCA, ALBA e MERCOSUL. O Mercosul é o único que o Brasil faz parte, porém, o Brasil faz parte de vários outros blocos econômicos, como o BRICs. O MERCOSUL é um acordo de livre comercio entre os países da America do Sul.
Na América do Norte, já existe o NAFTA, bloco econômico que integra Estados Unidos, Canadá e México. Na América do Sul, existe o Mercosul, compreendendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, atualmente.
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um dos principais blocos da atualidade, envolvendo gigantes como Estados Unidos, China, Japão, Austrália e Rússia.
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte. APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. CEI – Comunidade dos Estados Independentes.
Os principais blocos econômicos
Resposta. São os blocos: União Europeia, Apec, Mercosul, Nafta e o Pacto Andino.
Resposta. Resposta: Os principais blocos econômicos são: Nafta, Mercosul, Asean , Apec, União Europeia, Sadc e o Pacto Andino. Eles estão organizados por afinidades geográficas, mas com propósito econômico bem definido.
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
Os principais grupos que atuam no comércio mundial são os mais desenvolvidos, eles são o OTAN, o Mercosul, os tigres asiáticos e em menor escala os BRICS ( esse último é o bloco que o Brasil participa), esses são os grupos que comandam as negociações do mundo.
Resposta. Para o México, é o aprofundamento de sua dependência em relação à economia americana. Para os EUA, o agravamento da descentralização do parque industrial. Para o Canadá, a limitação de seu poder de negociação com outros blocos internacionais.
O Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio – é um bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá. Fundado em 01 janeiro de 1994, seguiu uma das tendências do processo de Globalização: a organização dos países em acordos regionais.
Blocos econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.