Conheça os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito
Natação: Saiba quais são os tipos de nado
Nados é o plural de nado. O mesmo que: nascidos, natos.
Tipo mais fácil de nado, o crawl também é o mais praticado no mundo. "Esse tipo é facilmente realizado por pessoas de todas as idades, inclusive os idosos", explica a personal trainer e professora Rosana Tarlé, da Academia Forum Exere Fitness.
nado de peito
A natação artística (chamada de nado sincronizado até julho de 2017), é um desporto híbrido que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada por ...
Nado borboleta: a respiração frontal precisa ser rápida e o queixo mantido na água. Expiração mais lenta, assim que a cabeça volta a submergir. Nado peito: aqui a respiração é frontal, logo depois que o nadador empurra a água com os braços e assim, consegue-se projetar a cabeça para fora.
A respiração pode ser feita de forma lateral (normalmente utilizada em provas de piscina) ou de forma frontal (usada em provas de águas abertas).
As provas podem ser individuais e de revezamento. Nas provas individuais, o atleta pode disputar em diferentes estilos (costas, peito, borboleta, livre e medley) e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.
Quando a força e a técnica são aplicadas, o nado peito é um estilo de grande exigência que, muitas vezes causa lesões, principalmente nos joelhos e adutores dos atletas devido ao movimento “não natural” da pernada.
SW 9.
Nas provas de revezamento medley, os atletas nadam os quatro estilos na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e livre. Na medida em que completam a prova, saem para o próximo nadador. Cada estilo deve respeitar suas respectivas regras.
Há dois tipos básicos de prancha:
As mãos devem ser atiradas juntas para a frente, saindo do peito, e depois trazidas de volta acima ou abaixo da superfície. No impulso de perna, os pés devem ser virados para fora, no movimento para trás, sendo que o movimento de golfinho não é permitido pelas regras.
Como mencionamos, as regras para a natação paralímpica são as mesmas da convencional, possuindo poucas alterações. As roupas dos atletas devem ser apropriadas para o esporte por exemplo, e não é permitido nenhum aparato que melhore o desempenho do competidor, como as próteses.
Na natação paralímpica, as regras gerais são as mesmas da natação convencional com algumas adaptações, principalmente quanto às saídas, viradas e chegadas e à orientação dos deficientes visuais.
Um dos primeiros registros data de 1696, quando o francês M. Thevenal descreveu uma maneira singular de nadar, semelhante ao nado de peito praticado atualmente, que consistia em movimentos de pernas e braços parecidos com os de uma rã. O nado de costas teve sua primeira forma criada em 1794, pelo italiano Bernardi.
As primeiras competições organizadas de natação aconteceram em Londres, em 1837. Em 1874, é redigido o primeiro livro de regras da natação. Em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, a natação é uma das nove modalidades disputadas.
Foi no ano de 1897 que a natação chegou ao Brasil. Desde a Grécia antiga, já era considerada uma ótima atividade física para os jovens e soldados, mas foi somente no século XVII que as regras foram sendo estabelecidas, até se tornar um esporte competitivo.
No Brasil, o primeiro campeonato de natação foi promovido em 1898, no Rio de Janeiro, e a prova consistia na travessia de 1.
1896
Já bastante apreciada e praticada pelo público, a natação entrou na edição dos Jogos de Atenas, na Grécia, 1896, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Na ocasião, três provas foram disputadas: 100 metros livre, 500 metros livre e 1.
Tetsuo Okamoto
Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.
A natação chegou ao Brasil somente em 1897, quando foi fundado no Rio de Janeiro a União de Regatas Fluminense, o primeiro campeonato foi realizado em 1898. ... Existem quatro estilos na natação: crawl, costas, borboleta e peito, a prática desses quatro estilos em uma mesma prova é denominada de medley.
A primeira organização para a prática da natação foi a National Swimming Society, fundada em Londres, na Inglaterra, em 1837. Em 1869, foi formada a Metropolitan Swimming Association, que mais tarde se transformou na Amateur Swimming Association (ASA).
O registro mais antigo sobre a natação remonta a pinturas rupestres datadas de há cerca de 7000 anos. ... A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA).
Confira algumas dicas sobre natação a seguir.