Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, dependendo da família a que pertence. ...
Resposta: Os elementos de transição externa apresentam como subnível mais energético o subnível d e os de transição interna apresentam o subnível f como mais energético.
Os elementos de transição interna são os actinídeos e lantanídeos, que pertencem ao grupo 3 da Tabela Periódica. ... Uma prova disso é que cada uma das colunas horizontais referentes a esses elementos apresenta apenas 14 elementos, sendo 14 o número máximo de elétrons suportados pelo subnível f.
Lantanóides: são os elementos que vão desde o número atômico 57 até ao 71 (o escândio e o ítrio apresentam propriedades semelhantes a dos lantanídeos e, portanto, são estudados em conjunto). Actinóides: são os elementos que vão desde o número atômico 89 até ao 103....Metal de transição.
Nos casos do zinco, escândio e outros elementos, ainda segundo definição inicial, também poderiam não ser considerados metais de transição, pois o zinco só consegue formar íons Zn2+, permanecendo com o orbital d da 3ª camada totalmente completo (assim, não se encaixa na condição de formar cátions com orbital d ...
Verificado por especialistas Ele acaba em d e nos metais de transição a distribuição eletrônica acaba em d. Podemos fazer essa questão de outra forma, olhando a família em que se encontra o Vanádio. Ele está na família 5 da tabela periódica, no 4º período.
Quando o subnível mais energético é do tipo “s” ou “p”, o elemento é de transição. Falso - o elemento é representativo.