As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Fisiologia das esponjas → Digestão: é do tipo intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.
As Esponjas obtem alimentos e oxigênio a partir desta água corrente. A água que flui também realiza resíduos. O corpo de uma esponja tem duas camadas exteriores separadas por uma acelular (não tendo células) camada de gel chamado o mesênquima ou como mesogleia.
Ocorre no Coanócito célula responsavel pela digestao intraceluar nas esponjas.
São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.
aquáticos
Chamados anteriormente de celenterados, os cnidários englobam mais de 11000 espécies, como os corais, anêmonas-do-mar e águas-vivas. São encontrados da Linha do Equador aos polos, sendo abundantes nas águas tropicais.
Resposta. Explicação: é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
Significado de Espícula substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.
As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
Os poríferos não tem sistema nervoso. Dessa forma, um estímulo não será transmitido para outras partes do corpo; Entretanto,isso pode resultar uma reação local com fechamento do ósculo. ... Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.
Resposta: O desenvolvimento direto se refere ao processo de desenvolvimento no qual o animal nasce em uma forma pequena de sua versão adulta. O desenvolvimento indireto o embrião sai de um ovo em forma de larva e tem que passar por uma METAMORFOSE para atingir a fase adulta.
A metamorfose dos insetos pode ser de dois tipos: completa ou incompleta. Na metamorfose completa, ocorrem mudanças claramente visíveis, uma vez que o estágio imaturo é completamente diferente do adulto. Já na metamorfose incompleta, as mudanças são graduais.