Assim, existem três grandes ambientes em que as plantas se distribuem: na água – as chamadas plantas aquáticas , as que vivem fixas na terra – são as terrestres e as que, apesar de estar em ambiente terrestre, ficam suspensas , por isso são chamadas de aéreas. ...
Todos os vegetais são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento realizando o processo da fotossíntese. Para isso, necessitam de gás carbônico, encontrado na atmosfera, de água e sais minerais, encontrados basicamente no solo, e essencialmente de luz solar.
Na botânica, chamam-se aéreas as plantas cujas raízes se desenvolvem fora ou acima do solo. Elas podem ser encontradas na natureza em cima de rochas, cabos e fios de eletricidade, postes, cercas, grades ou árvores de maior porte.
Os principais tipos de plantas aéreas são:
Plantas aéreas devem ser regadas no mínimo 1 vez por semana, e no máximo 3 vezes. Coloque a planta de molho em um recipiente com água por 20-30 minutos. Tente usar água filtrada ou a água da chuva, pois a água da torneira tem cloro, que pode ser prejudicial para a planta.
As plantas aéreas se ficam sobre demais plantas ou rochas porque geralmente são epífitas, caracterizadas por crescerem diante de outras plantas, necessitando assim das demais para que possam obter equilíbrio durante sue processo de crescimento.
Como criar uma kokedama: passo a passo
Como fazer:
Envolva as raízes com musgo seco (pois funcionará como hidratante, mantendo as raízes úmidas) e amarre sem apertar com o barbante de algodão cru. Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque nos furos as mudas envolvidas com o musgo. Todas as raízes deverão ficar cobertas pela terra.
Como usar o musgo esfagno? Para o cultivo de orquídeas a melhor combinação é a junção do esfagno com outros substratos que realizem o trabalho oposto, ou seja, possuam baixo fator de retenção de umidade. Esse tipo de mistura vai facilitar a ventilação.
“Enquanto uma precisa ser pulverizada diariamente, outra não precisa de água. Neste caso, é mais recomendado o uso do musgo desidratado”, alerta o paisagista. É preferível, então, a aplicação de musgos vivos em vasos e arranjos de plantas tropicais, que apreciam água assim como os pequeninos.
Regra geral e Vital: Musgos gostam de muita umidade e de Sombra. Procure manter seu musgo em um lugar que não receba raios solares diretos, principalmente nas horas mais quentes do dia. Regue regularmente, de modo que o solo esteja sempre úmido porem não encharcado. Não deixe os mugos em lugares muito frios.
graminifolia durante a fase de aclimatização, podendo substituir o esfagno, sendo o uso do substrato casca de arroz carbonizada isoladamente inviável durante esta etapa. Palavras-chave: orquídea bambu; desenvolvimento vegetativo; orquídea.
Na natureza onde está o esfagno?
O musgo, também conhecido como esfagno, é muito utilizado no cultivo de plantas carnívoras e orquídeas.
Vale lembrar que as raízes das orquídeas precisam “respirar” com a passagem de ar úmido. Substrato misto com esfagno, casca de pinus e carvão. No entanto, você não precisa utilizar somente um substrato isolado, e pode utiliza-lo misturado a outros substratos, como a casca de pinus, ou mesmo o carvão.
- Casca de pinus, que dá uma boa fixação à planta pela sua rugosidade; - Carvão, que é extremamente barato e tem uma boa retenção de água; - Pedras, que ajudam a drenar o excesso de água no fundo dos vasos; - Madeiras nobres, lascas de árvores em que as orquídeas vivem fixadas na natureza.
O Sphagnum (Musgo Esfagno) também conhecido como Esfagano, Esfaguino, Sphagno, Esphagno, Veludo ou Musgo Chileno é um substrato de origem vegetal que fornece nutrientes para o crescimento das plantas. Sendo um Excelente substrato para a produção de flores principalmente Orquídeas, Carnívoras e Bromélias.
Pressione firmemente o musgo para baixo no solo e mantenha-o bem unido aos outros pedaços. Água no musgo. Após plantar o musgo, o mesmo deve ser regado diariamente durante 2-3 semanas. Isso vai ajudar a aumentar o seu crescimento e mantê-lo no lugar.
Os musgos vivem em ambientes úmidos e sombreados. Eles podem crescer sob diferentes substratos como o solo, rochas, troncos de árvores e até mesmo em paredes. Algumas espécies de musgos formam verdadeiros tapetes verdes, cobrindo grandes áreas.
Qualquer que seja a área onde decidir plantar o musgo, ela deve estar macia e totalmente plana. Ao contrário da grama, o musgo cresce em pequenos torrões no solo ou na área onde estiver plantado. Use uma mangueira ou aspersores de irrigação para molhar bem a área onde plantará o musgo.
Coloque a drenagem: Misture o cascalho, as pedrinhas e um punhado grande de carvão ativado. Espalhe pelo fundo do recipiente, deixando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura. Coloque o musgo: Isto evitará que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.
Recipiente fundo, argila expandida, substrato, mudas de suculentas e pinça são materiais necessários para montar um terrário....Confira o passo a passo:
Adubação: Solo rico em matéria orgânica com boa drenagem. Poda: Você pode conter o crescimento do musgo retirando o excesso de crescimento nas laterais do vaso e transferindo-o para outro local a fim de fazer outros vasos ou canteiros.
Deve ser cultivada sob luz difusa ou filtrada, em substrato humoso, porém drenável e mantido úmido, sem encharcar. Não exponha sua planta-mosaico ao sol direto, o que lhe provocará queimaduras nas folhas. Aprecia a temperatura amena e a umidade ambiental.