Na obra 2ª Classe observa-se, em primeiro plano, famílias em uma estação de trem. São cinco crianças, uma adolescente, três mulheres adultas e dois homens. Ao fundo, três figuras, uma moça com uma criança de colo e um homem mais velho de barba, a única pessoa “só” na cena, ou melhor, sem um parente ao lado.
Pessoas de nível menor que os demais. Isso uma falta de escolaridade entre o meio. Assim, podem nomear o cidadão de segunda classe.
A obra de Tarsila do Amaral é dividida em três principais fases: a primeira, chamada pau-brasil; a segunda, antropofágica, e a terceira, de cunho social.
A fase social (1933) de Tarsila do Amaral foi o período em que a artista demonstrou sua preocupação com questões sociais brasileiras. Esse interesse se deve à sua viagem à União soviética em 1931. ... Principal obra dessa fase: Operários (1933).
O movimento antropofágico foi uma espécie de manifestação cultural e artística que ocorreu durante a primeira fase do Modernismo no Brasil. ... A utilização do termo “antropofágico” está relacionado a “antropofagia”, que refere-se ao ato de comer ou devorar a carne de outra pessoa.
A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. ... Já o primeiro número trazia o Manifesto Antropofágico.
- Foi um movimento modernista e de vanguarda. - Contrário a reprodução (imitação) da cultura estrangeira. Os integrantes do movimento defendiam uma arte genuínamente brasileira, embora não fossem contrários ao contato com a cultura estrangeira, desde que essa passasse por um processo de ressignificação.
Tentando criar uma cultura de caráter nacional, a proposta do movimento antropofágico assimilava outras culturas, mas não copiava. O que deu origem ao movimento foi “O Manifesto Antropofágico”, publicado por Oswald de Andrade em 1928 na Revista de Antropofagia. Confira abaixo um trecho: “Só a Antropofagia nos une.
No processo, a repressão política e social que se começou a sentir e que violou as liberdades de criação e de pensamento cultural. O grande sentido do tropicalismo seria importado pelo artista plástico Hélio Oiticica, que se alimentaria da antropofagia proposta pelos modernistas brasileiros para o conceber.
O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.
Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de “deglutir” a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiroQuando ele viu a tela, assustou-se e chamou o amigo Raul Bopp para tentar decifrá-la. ... na opinião de certos círculos, o homem avantajado com a ...
Tarsila do Amaral
ZOOLOGIA (Bothrops alternatus) serpente muito venenosa, da família dos Viperídeos, encontrada na América do Sul, pode atingir cerca de dois metros de comprimento e apresenta coloração acastanhada ou olivácea com manchas escuras em forma de ferradura, sendo também conhecida por cotiara, cruzeiro, etc.
A Caipirinha