A logística verde estuda meios de planejar e diminuir impactos ambientais da logística comum (GOTO, 2012). O principal objetivo da logística verde é coordenar as atividades dentro de uma cadeia de suprimentos de tal forma que as necessidades dos benefici{rios sejam atendidas com o “menor custo” para o meio ambiente.
No processo de armazenagem de produtos, a logística verde aplica-se na organização dos produtos dentro do depósito para diminuir movimentações com equipamentos, no uso eficiente de energia elétrica, dando preferência para lâmpadas de LED ou utilização de luz natural, no consumo consciente de recursos naturais e na ...
A logística verde tem como objetivo aplicar métodos mais sustentáveis, desde o despacho ao transporte e reciclagem. ... Já a logística reversa trabalha com o propósito de cortar custos e possibilitar um sistema que garanta o retorno de resíduos e materiais relacionados aos seus produto para reuso ou revenda.
Com a incorporação de preocupações ambientais de modo sistemático na gestão da cadeia de suprimento, tem-se o que se denomina Gestão da Cadeia de Suprimento Ambiental ou Gestão Verde da Cadeia de Suprimentos (Green Supply Chain Management – GSCM), como é denominado com mais frequência. ... Cadeia de Suprimentos.
A cadeia de suprimentos sustentável é aquela que atende às três dimensões da sustentabilidade:• Ambiental: buscar reduzir os impactos ambientais gerados pelo ciclo de vida de cada produto.
A cadeia sustentável (ou green supply chain) consiste em uma série de ações realizadas pelas empresas para garantir a sustentabilidade em todas as etapas de produção. Inclusive na hora de comprar matéria-prima.
Desse modo, entende-se Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável como “a gestão de fluxos de capital, materiais e informações, bem como, a cooperação entre as empresas ao longo da cadeia de suprimentos, visando metas para as três dimensões: econômica, ambiental e social, que são requisitos dos clientes e stakeholders ...
O endomarketing trabalha o relacionamento, a integração e o incentivo aos colaboradores, o que gera melhorias no ambiente do trabalho, motivação e aumento de desempenho.
Resposta: Quais aspectos influenciam as cadeias de suprimentos a se tornarem mais sustentáveis? Alternativas: A maior lucratividade advinda de atividades com tecnologias mais limpas é o principal fator.
Para se ter uma ideia de quão preocupante é este tema, estudos recentes mostram que a cadeia global de abastecimento é responsável por até quatro vezes mais emissão de gases de efeito estufa, quando comparado às emissões da cadeia produtiva (extração e transformação).
Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente.
1) Qual das alternativas abaixo lista CORRETAMENTE em ordem sequencial as etapas essenciais para obter o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos: Alternativas: Identificação das incertezas da demanda e do fornecimento; identificação das potencialidades da cadeia de suprimentos; alinhamento estratégico da ...
Resposta. Resposta: Letra "B" As cadeias de suprimentos eficientes são mais econômicas do que as responsivas.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
No âmbito da Filosofia, logística também é a palavra usada para descrever a lógica formal, que é oposta à lógica tradicional abordada por Aristóteles. Almoxarifado é um substantantivo masculino que indica uma sala ou prédio cuja função é armazenar diversos objetos.
Basicamente, este é um termo em inglês que, traduzido para o português, significa “Cadeia de Suprimentos” ou “Cadeia Logística”. Trata-se de um processo complexo que envolve todas as operações de uma empresa, desde a compra da matéria-prima, até a fabricação e entrega ao consumidor.
Supply Chain é um conceito relacionado ao fluxo de materiais e atividades referentes ao processo de produção. Isso significa que engloba toda a cadeia de suprimentos, desde a compra da matéria prima, o recebimento e a transformação disso em produto, bem como sua distribuição e entrega ao consumidor final.
O conceito de supply chain se refere ao fluxo de materiais e atividades relacionadas a eles ao longo dos processos de produção. ... A cadeia de suprimentos, por sua vez, envolve a compra, o armazenamento no fornecedor, o recebimento, o envio para os varejistas, a distribuição nas lojas etc.
O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas. Para que isso aconteça é preciso integrar os processos-chave em toda a cadeia.
A intenção é promover a elevação do nível de serviços e reduzir custos, aumentando a competitividade das empresas. O uso das técnicas de supply chain management é essencial para as empresas que desejam se destacar, com eficiência e resultados, no setor logístico.
O supply chain management (“gestão da cadeia de suprimentos”, na tradução) é o modelo de gerenciamento estratégico aplicado na “logística integrada”. No entanto, vale ressaltar que o supply chain é uma evolução da chamada Logística Integrada.
Diferença entre Supply Chain e Logística O Supply Chain Management diz respeito a toda cadeia de suprimentos completa, desde o abastecimento, compra de matérias primas, produção e distribuição de materiais. É uma estrutura integrada, interligada e ramificada, com muitos processos complexos.
Na prática, Supply Chain Management pode ser entendido como um processo voltado para o planejamento estratégico de fluxos de bens, serviços, finanças, informações e tudo aquilo que for relevante para a boa relação entre empresas.
Qual é a formação desse profissional? Quando falamos em formação, o curso superior é o mínimo que um gestor de Supply Chain deve ter em seu currículo, preferencialmente o de Administração de Empresas ou o de Logística.
O que o Analista de Supply Chain faz? Analisa os processos de compras, armazenagem e movimentação de materiais. Participa na criação de métodos e processos e no controle da área de Suprimentos, definindo ações para redução de custos.
Salários de Supply Chain