Como fazer um recibo correto?
Cuidados para que o recibo seja válido
Opte pelo tipo de pagamento recebido (o pagamento de bens ou serviços é o mais habitual). Descreva o serviço prestado (pode optar por uma descrição geral como “prestação de serviços”). Insira o valor base previamente acordado (sem aplicação de IVA). Escolha o regime de IVA que registou nas Finanças.
O primeiro passo para começar a trabalhar a recibos verdes é abrir atividade nas Finanças. Para o efeito, tem de entregar uma declaração de início de atividade. Nesta declaração vai indicar a atividade que pretende exercer. A declaração pode ser submetida através do Portal das Finanças.
O recibo pode ser emitido somente para o profissional liberal e serve para ele comprovar o recebimento de valores pelo seu trabalho realizado, enquanto a nota fiscal é um documento que comprova a propriedade da mercadoria a partir da data de compra desta.
Para emitir recibos verdes eletrónicos, siga os seguintes passos:
Os recibos verdes são documentos emitidos por trabalhadores autônomos, prestadores de serviços ou freelancers a alguma entidade, dizendo que foram pagos por algum trabalho realizado. É mais ou menos como se no Brasil você prestasse serviços para outras empresas como Microeempreendedor Individual (MEI).
Para emitir recibo verde em Portugal é necessário que a pessoa viva legalmente no país e que tenho um Número de Identificação Fiscal (NIF). Para ter um NIF, o trabalhador precisar abrir uma atividade no Portal das Finanças do país ou ir até uma sede pessoalmente das Finanças.
Para isso, é necessário ter um contrato de trabalho, promessa de contrato ou emitir recibos verdes, uma espécie de nota fiscal para profissionais freelancers. Após dar entrada, a instituição irá avaliar o seu processo e lhe dar uma resposta em 2 ou 3 meses.
Confira o Passo a Passo logo abaixo.
Existem várias opções de como permanecer legalmente em Portugal:
Para se obter o NIF é necessário que a pessoa interessada vá com o seu documento de identificação pessoal (na maioria dos casos é o passaporte) e comprovante de residência (atestado de morada) ao órgão das finanças em Portugal (existem vários) e faça a solicitação que normalmente sai na hora.
Logo, você está ilegal em Portugal. Neste caso, você precisa comunicar ao SEF que está no país em até no máximo 3 dias úteis após a sua entrada. E, então, se for permanecer além dos 90 dias, precisa ir atrás do visto correto.
Para entrar no país, o valor mínimo exigido pela imigração é de 75 euros e mais 40 euros por dia de permanência em território português. Por exemplo: se a sua viagem ocorrer em um período de 10 dias, você precisará levar no mínimo 475 euros.
Então para um casal viver bem em Portugal, idealmente cada um deveria receber pelo menos 900€ por mês. Esse valor pode, tranquilamente, ser atingido por um casal, dependendo da formação e área de atuação.
Com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo esse processo vai se tornar ainda mais simples....Aluguel e todos os seus custos.
Informações sobre viagens a Portugal