EQST

Como Chamado O Exerccio Legtimo Do Poder Segundo Max Weber?

Como é chamado o exercício legítimo do poder Segundo Max Weber?

O exercício legítimo do poder é chamado por Weber de dominação. Quando o poder é exercido exclusivamente com o uso da força, a dominação não é legítima. ... De acordo com Max Weber, existem três tipos puros de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a racional-legal.

Quais são as bases do poder?

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.

O que foi o princípio da legitimidade do poder?

O princípio da legitimidade é o modo como um governo, seja ele qual for, justifica a sua própria existência e a sua estrutura de poder. Na Monarquia era a relação entre uma família, que passava o poder de geração em geração, com o aval do Clero.

O que diferenciava a legitimidade do poder político de um imperador romano da legitimidade do poder político de um rei absolutista?

A legitimidade política de um Imperador Romano era oriunda da soberania popular: do poder que lhe era delegado pelo povo e pelo Senado. ... A legitimidade política de um rei absolutista, ao contrário, era oriunda do poder divino. Um rei era proprietário de um reino, que era seu patrimônio familiar legítimo.

O que é deter o poder absolutista?

O absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve deter todo o poder. Esta ideia recebe frequentemente a designação de “Direito Divino dos Reis”, implicando que a autoridade do governante emana directamente de Deus.

Quais os elementos que limitam o poder do rei absolutista?

Resposta: Com o absolutismo, o poder ficava concentrado apenas na mão do rei. Então ele se "aproveitava" disso e criava leis sem aprovação da sociedade além dos impostos e outras coisas. Além disso, o rei interferia em assuntos religiosos, em alguns casos controlando o clero do seu país.

Quais eram as limitações do rei absolutista?

Os únicos limites ao poder real no absolutismo eram a lei divina cristã, os direitos costumeiros do povo, o pequeno número de funcionários reais e a precariedade das comunicações. Sem considerarmos o problema da hereditariedade de certos cargos administrativos, que assim escapavam ao controle do monarca.

Quem detinha o maior poder no regime absolutista?

Resposta. Resposta: O clero.

Quais as bases do sistema absolutista?

Olá, A base de sustentação das monarquias absolutistas era ideológica, política e militar, sendo que no caráter ideológico temos o "Direito Divino", a teoria de que o poder dos monarcas era legitimado por Deus, o que aconteceu devido o apoio da Igreja.

Quais os principais reinos absolutistas?

Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra. Na Espanha, a unificação política começou em 1469 por meio do casamento do rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela.

Como se formou a monarquia absolutista?

Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.

Quais são as principais características de um governo absolutista?

O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. E se alguém fosse contrário aos interesses ou leis definidas pelos monarcas, eram tratados com violência – podiam ser presos, mortos ou apenas reprimidos – pelo exército do rei. ...

O que foi o Estado absolutista e suas características?

Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.