O glutamato é produzido pelo corpo humano e exerce um papel essencial no metabolismo. Cerca de 2kg do glutamato natural é encontrado nos músculos, no cérebro, nos rins, no fígado e em outros órgãos e tecidos.
Existem três famílias de receptores ionotrópicos de glutamato, que agem como canais de cátions: os receptores de N-metil-D-aspartato (NMDA), os de alfa-amino-3-hidroxi-metil-5-4-isoxazolpropiónico (AMPA) e os de cainato (receptores de cainato). ...
Definido como o sal sódico do ácido glutâmico, ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.
Consumir alimentos probióticos,como iogurtes e leites com lactobacilos, kefir, chucrute e kimchi, ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, elevando a produção de GABA pelo sistema digestivo. Praticar ioga. Qualquer tipo de exercício físico aumenta os níveis desse neurotransmissor, mas a ioga é especialmente eficaz.
As pesquisas mostram que os astrócitos interagem com os neurô- nios nas primeiras, quando está em ação o glutamato, o neurotransmissor excita- tório mais abundante no sistema nervoso central (derivado do mesmo aminoácido usado para fabricação do famoso realça- dor de sabor usado na cozinha oriental).
Os astrócitos, células da glia mais comuns, são células grandes em forma de estrela, com prolongamentos, núcleo grande, cromatina frouxa e nucléolo central.
Os primeiros predominam na substância cinzenta, e os segundos predominam na substância branca do cérebro. Os astrócitos, desempenham funções muito importantes, como a sustentação e a nutrição dos neurônios. ... Dão suporte ao cérebro. Participam da barreira hemato-encefálica, imunidade e manutenção da homeostase cerebral.
As células da glia, células gliais ou neuróglia são diversos tipos celulares presentes no sistema nervoso central. Elas não geram impulsos nervosos, não formam sinapses e, ao contrário dos neurônios, são capazes de se multiplicar através do processo de mitose, mesmo em indivíduos adultos.