"Quem produz comida é o produtor brasileiro: o pequeno, médio e grande". Em documentos oficiais, no entanto, a divisão ainda é feita. Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário apontam a existência de 4,4 milhões de agricultores familiares.
A agricultura familiar tem, ainda, uma grande variedade e produz 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo. O setor corresponde também por 50% das aves e 30% dos bovinos, 60% da produção de leite e por 59% do rebanho suíno.
O Embrapa indicou em relatório que entre as principais culturas produzidas pelos núcleos de agricultura familiar do Brasil estão a de mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, soja, leite e animais como suínos, aves e bovinos.
Produtos cultivados na agricultura familiar Em todos os biomas do país, encontram-se produtos que são comercializados pela agricultura familiar. Destacam-se as frutas, legumes, verduras e animais, sendo que os principais são o milho, café, mandioca, feijão, arroz, trigo, leite, carne suína, bovina e de aves.
O segmento da agricultura familiar é integrado por assentados da reforma agrária, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), quilombolas, indígenas, artesãos, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, piscicultores, silvicultores, extrativistas, entre outros.
Agricultores Familiares conforme Lei ...Avaliação
Agricultura Moderna é um termo que descreve uma abordagem avançada sobre as inovações e práticas agrícolas que estão contribuindo diretamente para reduzir o uso de recursos naturais - água, terra e energia - necessários para cultivar os alimentos, combustíveis e fibras para atender as necessidades mundiais.
Vantagens da agricultura moderna Um aumento no rendimento das colheitas primárias e menores preços dos alimentos são resultado da tecnologia moderna, como novas variedades de culturas, o uso de big data e agricultura de precisão.