Ela previne anemias, sendo consumida como hortaliça. As folhas podem ser refogadas ou cozidas em água com sal e escorridas. É bem nutritiva e versátil, sendo utilizada em refogados, molhos, tortas, pastéis e panquecas, tendo sabor muito agradável. Essa planta é de fácil cultivo e de baixa exigência em relação ao solo.
Tem um bom teor de proteínas e uma altíssima quantidade de ferro, zinco e fósforo. O sabor de ambas é parecido. Note as folhas, que podem ser verdes, em formato característico e mais irregulares.
A capiçova (Erechtites valerianifolius) é uma espécie botânica pertencente à família Asteraceae. Possui outros nomes populares, como capiçoba, cariçoba, caramuru, gondó (em Minas Gerais, Espírito Santo), maria-gondó, maria-gomes e maria-nica (em Goiás). É uma planta anual, herbácea, com 0,5 a 2 m de altura ou mais.
Parece que em Minas Gerais é mais comum - todas estas folhinhas que podem ser cozidas e comidas com angu. Eu faço refogada no azeite ou cozida com um pouco de alho e bacon fritos e encharcados com um pouco de água e sal.
Algumas plantas são colocadas em certos lugares como decoração – e elas podem gerar frutos, como cerejas, maçãs silvestres ou ameixas. Elas podem ser pequenas, mas são muito gostosas. Procure nozes debaixo das árvores. Nozes podem ser esmagadas com uma pedra – o interior comestível, então, é retirado.
Pertencente à família das Piperaceae, a capeba é um arbusto de um a dois metros de altura, com folhas ovaladas, arredondadas ou em formato de rim; as suas minúsculas flores são distribuídas em espigas.
A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicemiante, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana.
É importante que o consumo não ultrapasse 3 xícaras de chá por dia e a bebida não deve ser guardada de um dia para o outro, devendo ser ingerida no mesmo dia para que não perca suas propriedades medicinais.
Antes de ficarem maduras, as graviolas têm a casca verde-escura e podem levar até mesmo mais de uma semana para ficarem no ponto. Depois que a fruta amadurece, a casca muda de tom, ficando mais amarelada. Cheque também se a graviola está macia e levemente molenga para saber se já pode comê-la.
Não é fácil de se determinar o ponto de colheita da graviola. Sugere-se que os frutos sejam colhidos quando a coloração verde-escuro da casca passe a verde-claro e as espículas se quebrem facilmente.
PRODUÇÃO: Após 12 meses da enxertia, pode ser iniciada a florescência da gravioleira. Porém, a recomendação é que sejam eliminados os primeiros frutos, com o objetivo de preservar o vigor da muda por mais tempo. As graviolas podem ser colhidas manualmente, mas com cuidado.
Armazenamento: No graviola, primeiro observa o seu ponto de maturação, se é perfeito, mas não vai ser consumido imediatamente, se desejado, descascado, as sementes são removidos, é cortada em sacos plásticos e congelado. Sua duração depende do frescor no momento de sua compra. -refrigerados inteiros, 5 dias.
O ideal para quem comprou muita graviola, é justamente congelar a polpa para não estragar. Você pode congelar a polpa dos gomos sem as sementes e casca. Coloque em sacos de congelamento e leve ao freezer. No freezer a graviola vai durar quase um ano sem estragar, desde que não ocorra mudança na temperatura.
Goiaba: congele em suco ou em pedaços, com ou sem as sementes. Jabuticaba: prefira congelar inteira. Laranja: deve ser congelada em gomos, sem a pele branca e sem sementes, se preferir em forma de suco, esprema levemente, para que fique com mais gominhos.
Deve-se retirar todo o ar do saco plástico, pois o ar favorece a perda de vitamina C; Em formas de gelo ou recipientes para fazer gelo: colocar a polpa da fruta nas formas de gelo, lembrando de não encher a forminha toda, pois a polpa da fruta aumenta de volume quando congela.