O citoesqueleto é uma complexa rede de proteínas que determina a forma da célula. Ele é fundamental para que ocorra a movimentação celular; proporciona o suporte estrutural e mobilidade de organelas intracelulares e a estrutura para movimentação e separação de cromossomos durante a divisão celular.
O citoesqueleto é uma rede complexa de fibras encontrada nas células eucariontes que as permite adotar diversos formatos e executar os mais variados movimentos. Ele é composto por três tipos de estruturas moleculares: os microtúbulos, os microfilamentos ou filamentos de actina e os filamentos intermediários.
Os microtúbulos, na maioria das células, ficam organizados no centrossomo e tem duração de 10 minutos em média. Só existem nos seres eucariontes. A polimerização ou despolimerização é um processo que depende de energia, que está sob a forma de Trifosfato de Guanosina ou Guanosina Trifosfato (GTP).
Resposta. Se chamam centríolos. Eles dão estrutura ao ectoplasma gel e "direcionam" proteínas na mitose/meiose através dos microtúbulos.
Resposta. A resposta é Metáfase.
Na prófase os cromossomos condensam-se e se tornam visíveis dentro do núcleo, também começam a funcionar as cromossomos. Na metáfase é a etapa que os cromossomos apresentam o máximo de condensação.
A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Citocinese é o processo de divisão do citoplasma. O processo de citocinese ocorre durante a anáfase e telófase, terminando após o fim da telófase.
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes.
A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo.
A divisão celular é o mecanismo que leva as células a se multiplicarem dando origem a outras células. A mitose é um tipo de divisão celular essencial para continuarmos a nos desenvolver, a crescer e a repor células perdidas.
Para que ocorra a divisão celular, é necessária a duplicação dos cromossomos. Os dois cromossomos idênticos produzidos ficam unidos por proteínas.
Resposta. Resposta: Centríolos. Essas organelas participam da divisão celular orientando o deslocamento dos cromossomos durante o processo.
Walther Flemming, o pai da citogenética Flemming investigou o processo de divisão celular e a distribuição dos cromossomos para os núcleos filhos, um processo que chamou de mitose.
O biólogo alemão, Oscar Hertwig descobriu primeiramente a meiose em ovos do ouriço-do-mar de mar em 1876.
As divisões celulares também possibilitam a regeneração de alguns órgãos, como o fígado. No caso dos organismos unicelulares, a divisão celular origina outras células responsáveis pela geração e crescimento de uma colônia.
Uma célula nunca nasce. Ela é o resultado da divisão de uma célula mãe. Existem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Na mitose, uma célula mãe origina duas células idênticas a mãe, com quantidade idêntica de cromossomos (note que, a célula mãe não "dá a luz" a duas células.
Resposta. A formação de novas células ocorre pela divisão celular, que pode ser a mitose ou a meiose.
O núcleo - é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca. No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA).
A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. ... Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Muitos consideram apenas a prófase, metáfase, anáfase e telófase como sendo fases da mitose.
A sequência correta das etapas da mitose são: Prófase, metáfase, anáfase e telófase.