As próteses fixas são indicadas para os pacientes que perderam um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Não há possibilidade de realizar o procedimento sem essas condições, pois a prótese precisa dos outros dentes para servir de pilar e ser fixada.
A prótese dentária fixa em porcelana, na técnica em pôntico dentário, pode substituir o implante dentário em diversos casos. Conheça as indicações, prós e contras deste tipo de prótese dentária fixa em porcelana pura, zircônia ou metalocerâmica.
A diferença entre implante e prótese dentária está no fato de que o primeiro é um tratamento que não substitui somente a parte visível do dente (coroa), mas também a sua raiz. ... Sobre o implante é colocado um dente artificial, ou seja, uma prótese.
Conhecida popularmente como dentadura, a prótese total removível é recomendada para casos em que houve perda de todos os dentes. Ela é feita a partir de moldagens que reproduzem a anatomia da arcada superior (maxilar) e da arcada inferior (mandíbula) do paciente.
Dicas para uma boa higienização. Com o uso de escovas de cerdas macias e creme dental, massageie suavemente toda a gengiva e língua, e escove com movimentos circulares toda a prótese.
Alguns acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo. Uma delas é a escova modelo unitufo, que possui formato que alcança com facilidade e limpa essa região. Outro aliado é o fio dental com uma das pontas rígida (como um fio de nylon), que facilita a inserção do fio no local.
Faça uma higienização correta dos implantes dentários
É recomendado fazer uma limpeza mais suave nas primeiras 72 horas — sem realizar qualquer tipo de bochecho. Evite passar a escova no local operado. Depois do período, o especialista pode recomendar um antisséptico para ser utilizado no local em que foi feita a cirurgia.
“Utilizando fio, escova e creme dental após as principais refeições, você consegue eliminar a placa bacteriana de forma correta”. Para alcançar esse resultado, o paciente deve procurar um dentista e ser orientado da melhor maneira de praticar esse ritual.
Coloque 10 gramas de bicarbonato em um copo com água fria, mergulhe a dentadura previamente limpa e deixe agir por meia hora. Depois enxágüe bem, seque com cuidado e pode voltar a usar. Outro ingrediente que ajuda a remover as manchas e a desinfetar a dentadura é o suco de limão.
Enxague o aparelho móvel com água quente ou fria (não fervente). Coloque o aparelho móvel em um copo fundo, grande o suficiente para segurá-lo completamente. Despeje o vinagre no copo até o aparelho ficar completamente submerso. Deixe-o descansar por 2 ou 5 minutos.
Faça uma solução com bicarbonato de sódio Pegue uma tigela pequena, encha com água da torneira, adicione 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio e misture levemente com uma colher. Em seguida, deixe o aparelho submerso na mistura por 30 minutos e, depois, enxágue na água corrente.
O especialista explica que é muito fácil limpar esse tipo de aparelho: basta usar água e sabão neutro ou pasta de dentes, se preferir. Se quiser reforçar a limpeza, o dentista ainda dá uma dica preciosa: “Basta imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas”.
Como faço para limpar a contenção?