Tradicionalmente, a indução da maturação (climatização) da banana 'Terra' é feita utilizando-se carbureto de cálcio, o qual libera o acetileno, quando umedecido. A técnica consiste em empilhar as pencas, colocar o carbureto umedecido em volta das mesmas, cobrindo-as com lona plástica.
Tradicionalmente, a indução da maturação (climatização) da banana 'Terra' é feita utilizando-se carbureto de cálcio, o qual libera o acetileno, quando umedecido. A técnica consiste em empilhar as pencas, colocar o carbureto umedecido em volta das mesmas, cobrindo-as com lona plástica.
Se você for usar as bananas para uma receita, deixe-as no forno por uma hora. Se sua intenção é apenas comer as frutas, retire-as do forno depois de 20 minutos e depois coloque na geladeira até que esfriem. O processo de amadurecimento será acelerado se a banana for colocada num saco de papel com uma maçã.
Guarde as bananas na geladeira quando estiverem maduras.
De modo geral, o ambiente ideal para o amadurecimento da banana é entre 17°C e 19°C, dependendo de cada variedade. A umidade relativa do ar deve ficar entre 85% e 95% e a concentração do gás etileno varia de 0,2% a 2% do volume de ar da câmara.
A temperatura baixa interrompe o processo de amadurecimento – e, após você removê-las da geladeira, as bananas podem não voltar a amadurecer.
75 dias
O ponto certo para a colheita é quando os frutos começarem a mudar a cor de verde para amarelado. Haverá vários estágios de maturação, então ficar atento para não passar deste ponto. Deixar em local fora do sol e abrigado da chuva, e dos animais frutíferos, aguardando seu amadurecimento completo.
quinze dias
13 meses
A bananeira produz uma folha a cada 7 a 10 dias, perfazen- do um total de 25 a 35 folhas durante o ciclo.
Colha as bananas quando as flores ou a bananeira estiver morrendo. A pequena flor na ponta da cada banana vai secar e cair, ou então a bananeira vai perder a maior parte de suas folhas. Esta é uma boa hora para colher os frutos. Corte um entalhe na metade do caule, do lado oposto ao cacho de bananas.
A fruta tem grande importância para a região, com produção na casa de seis mil toneladas. Normalmente a variedade é cultivada com espaçamento de três metros entre as fileiras por três metros entre as plantas, resultando em 1,1 mil plantas por hectare.
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.
Em 2017, a produção mundial de banana atingiu aproximadamente 125,3 milhões de toneladas. Os quatro maiores produtores foram: Índia com 30,5 milhões de toneladas, China com 22,8 milhões de toneladas, Indonésia com 7,2 milhões de toneladas, e Brasil com 6,7 milhões de toneladas.
São Paulo é o maior produtor de banana do Brasil.