Concluímos que os profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) podem trabalhar na modalidade de Cuidado Domiciliar, ou Home Care, cabendo, ao Enfermeiro, a supervisão da referida prática.
Home care, forma de atendimento também conhecida como Assistência Domiciliar, é uma opção para famílias que precisam de cuidados profissionais de um enfermeiro para crianças, pessoas com deficiência ou doenças crônicas e ainda idosos.
A Enfermagem Domiciliar é responsável por realizar diversos procedimentos como, por exemplo os cuidados paliativos, que são aqueles em que o profissional da saúde avalia como agir para cuidar de doenças classificadas como graves, progressivas e, principalmente, que coloca o paciente em risco de vida.
R$ 2.
Alta Complexidade: Pacientes com 24 horas diárias de cuidados de enfermagem; Média Complexidade: Pacientes com 12 horas diárias de cuidados de enfermagem; Baixa Complexidade: Pacientes com 6 horas diárias de cuidados de enfermagem; Ventilação Mecânica: Pacientes que dependem de ventilação mecânica.
É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).
A classificação dos pacientes, em alta complexidade, apontada na tabela ABEMID, como acima de 19 pontos e 24 horas de assistência de enfermagem, pelo alto grau de dependência de cuidados, refere-se a pacientes que necessitam dos mesmos aparatos utilizados durante sua internação hospitalar em unidades de cuidados ...
Os pacientes de baixa complexidade são aqueles que têm indicação para uma internação hospitalar, mas se encontram estáveis o bastante do ponto de vista clínico para receberem a atenção de que precisam em seu lar. O atendimento home care nada mais é que a segurança do hospital no conforto do lar, ao lado dos familiares.