O Estribo Nervurado de aço Gerdau tem a medida certa para a sua necessidade na construção civil. Prático e econômico, é feito com Vergalhão CA-60 Nervurado, material que proporciona maior aderência do aço ao concreto.
Segundo a NBR 6118, a largura mínima da viga deve ser de 12 cm, mas aceita-se o mínimo absoluto de 10 cm. Para vigas paredes e vigas-baldrames, a largura mínima deve ser de 15 cm. O vão estrutural é a medida entre os eixos (centro) dos pilares em que a viga estará apoiada.
Os vergalhões podem ser mais finos, porém o ferro 3/8 é o mais utilizado nessas situações, garantindo maior sustentação e segurança.
O bloco de coroamento ou bloco sobre estacas é um elemento complementar de fundações profundas. As fundações profundas são adotadas quando as camadas superficiais de solo não são capazes de suportar as solicitações oriundas da superestrutura.
TIPOS DE CONTENÇÃO
Aparelhos de contenção Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
O sistema de contenção mais utilizado para o arco superior é a placa removível de Hawley e no arco inferior é a barra lingual fixa conhecida como 3×3, fixada de canino a canino.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.
A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.
Normalmente, ele fica dentro de uma pequena caixa, e pode ser higienizado. O aparelho é moldado de acordo com os seus dentes e, para colocá-lo, deve ser encaixado nos dentes e pressionado até que fique firme.
Na maioria dos casos é ideal usar a contenção para manutenção do tratamento. Existem outras opções como uma placa para estabilizar tratamentos ortodônticos. Inclusive é a que eu uso atualmente, mesmo depois de tanto tempo. Converse com seu dentista para saber a melhor indicação para você.
O papel do aparelho de contenção é manter, dentro das capacidades biológicas, os dentes o mais próximo possível da posição em que foram colocados durante o tratamento ativo.