EQST

Quem Pode Fazer Punço Intra Ssea?

Quem pode fazer punção intra óssea?

Com a realização de cursos e treinamentos sobre o tema, “o enfermeiro é capaz de realizar a punção intraóssea, desde que se sinta preparado”, é o que esclarece o Parecer Técnico 03/2017.

O que é a via Intraossea?

[ Anatomia ] Que ocorre, se localiza ou se aplica no interior do osso. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: intraósseo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: intra-ósseo. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: intraósseo.

Para que serve o acesso intra Osseo?

CONCLUSÕES: O acesso intra-ósseo é usado principalmente para garantir rapidamente um acesso venoso quando há algum retardo ou dificuldade para acesso venoso periférico. Consiste em técnica de simples aprendizado e suas complicações são inferiores a 1%.

Para que serve a punção intra óssea?

A punção intraóssea (IO) consiste na introdução de uma agulha na cavidade da medula óssea, possibilitando acesso à circulação sistêmica venosa por meio da infusão de fluido na cavidade medular, fornecendo uma via rígida, não colapsável, para a infusão de medicamentos e soluções em situações de emergência.

Como fazer uma punção venosa passo a passo?

Calçar as luvas de procedimento; Posicionar o cliente de maneira confortável e adequada à realização do procedimento; Expor a região a ser puncionada; Palpar a rede venosa para escolher o local a ser puncionado, de preferência vasos periféricos superficiais de grosso calibre e distante das articulações.

Qual a melhor maneira de puncionar uma veia?

As luvas devem ser calçadas antes da punção venosa e mantidas até que o risco de exposição ao sangue tenha sido eliminado. Antes de puncionar puxe a pele abaixo do local de inserção, para fixar a pele e prevenir que a veia “dance”, ou seja, que se mova. Importante checar se a iluminação está adequada.

Quais as complicações de uma punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %. Não houve casos de espasmo venoso e de infecção local, como mostra na figura 1.

Quais são as restrições para punção de acesso venoso periférico?

Limitar no máximo a duas tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

Quantas tentativas de punção venosa?

Limitar no máximo a duas tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

Quais os cuidados de enfermagem com cateter venoso central?

Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.

Como lavar o acesso venoso?

  1. Realizar a higienização das mãos;
  2. Separar o material necessário;
  3. Aspirar a solução fisiológica a 0,9% na seringa de 10 ml;
  4. Fazer a desinfeção da via com álcool swab;
  5. Aspirar o dispositivo para confirmar o fluxo do cateter;

O que é salinizar o acesso?

Um acesso venoso pelo qual terminou alguma medicação ou soro é um acesso salinizado.