1. Indicada para adultos e crianças. Observado cada caso isoladamente, o médico oftalmologista pode indicar a cirurgia de estrabismo para adultos ou crianças. Não há faixa etária limite para ser submetido à cirurgia.
Nos casos de cirurgia, decidimos após a medida do tamanho do estrabismo quais músculos serão operados e o quanto cada músculo extraocular deverá ser enfraquecido ou fortalecido. A cirurgia envolve o reposicionamento ou o encurtamento dos músculos, o que é definido a partir de tabelas.
Um bom exercício que ajuda a coordenar os músculos dos olhos e melhorar o estrabismo consiste em:
O estrabismo ocorre quando os mecanismos corticais cerebrais são afetados por doenças ou traumas. Eles controlam os movimentos dos olhos para mantê-los paralelos – o que é fundamental para que as imagens captadas sejam iguais e sincronizadas.
O tampão é usado para treinar a visão dos dois olhos e para prevenir a ambliopia. O único tratamento para o estrabismo é cirúrgico ou com lentes corretivas, no caso do estrabismo causado pela hipermetropia.
O diagnóstico é clínico, incluindo observação do reflexo corneano à luz e uso do teste com tampão. O tratamento pode incluir correção da deficiência visual com o uso do tampão e lentes corretivas, alinhamento com lentes corretivas e cirurgia reparadora. O estrabismo ocorre em cerca de 3% das crianças.
Essa fraqueza pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com ela, pode ser resultado de um trauma, como acidente de carro, de alterações nos vasos sanguíneos, como o aneurisma, de tumores na cabeça, ou idiopáticas (sem causa identificável).