O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.
Você deve interromper o tratamento gradualmente. Se você parar subitamente de tomar o Rivotril, poderá ter sintomas de abstinência (como alterações mentais / de humor, tremores, cãibras no estômago / músculos). Para ajudar a prevenir a abstinência, seu médico pode diminuir sua dose lentamente.
O Clonazepam é uma medicação da classe dos Benzodiazepínicos. A suspensão abrupta destas medicações pode causar diversos sintomas como os que foram citados. Para evitar-los o ideal é que isto seja feito de forma programada, após avaliação do Psiquiatra.
A principal forma de amenizar os sintomas de descontinuação é reduzir a dose na qual este equilíbrio é interrompido, permitindo tempo para adaptação do sistema a um menor número de ligantes, limitando os sintomas a um nível tolerável.
Quanto tempo se tem de tomar um antidepressivo? Tal decisão compete ao médico. Em geral, a terapêutica de uma depressão justifica vários meses de tratamento (± 6 meses). Há doentes que terão de tomar a medicação por um período prolongado ou mesmo indeterminado para evitar as crises depressivas.
A dose diária eficaz geralmente varia entre 15 e 45 mg; a dose inicial é de 15 ou 30 mg. A Mirtazapina começa a exercer seu efeito, em geral, após 1 a 2 semanas de tratamento. O tratamento com uma dose adequada deve resultar em uma resposta positiva dentro de 2 a 4 semanas.
Interrompa o uso de mirtazapina e contate o seu médico imediatamente para fazer exame de sangue. Em raros casos, esses sintomas podem ser sinais de distúrbios na produção de células sanguíneas na medula óssea. Embora raros, esses sintomas aparecem mais comumente após 4-6 semanas de tratamento.
As reações adversas relatadas mais comumente, ocorrendo em mais de 5% dos pacientes tratados com Mirtazapina em estudos clínicos randomizados controlados com placebo (ver abaixo) são sonolência, sedação, boca seca, aumento de peso, aumento de apetite, tontura e fadiga.
O ganho de peso é muitas vezes relatado como resultado da melhora do quadro depressivo pelo uso da droga, levando a mudanças no apetite e não, simplesmente, decorrente de um efeito colateral da medicação.