As características do fordismo são baseadas em três princípios: intensificação, economicidade e produtividade. Intensificação: A ideia é reduzir o tempo de produção e da chegada da mercadoria ao público, através de técnicas com esta finalidade. Este era o objetivo da linha de montagem.
O termo sociedade de massa é utilizado para descrever a nova ordem social, que se caracteriza pela convivência de grandes grupos em um mesmo contexto social. A nova forma de ordem social desperta no indivíduo um enorme sentimento de apego ao seu próprio contexto social como um todo. ...
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
Verificado por especialistas. Na realidade a cultura de massa não destina-se a nenhum grupo em específico, tendo em vista que ela é transmitida de maneira generalizada e industrializada. As imagens que tornaram-se ícones eram as de consumo de massa e diversões: produtos enlatados e estrelas de cinema.
Nesse sentido, a cultura de massa utiliza-se da arte para fazer algo distinto dela: movimentar o mecanismo capitalista. Os filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer criaram o termo “cultura de massa”. A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida.
A cultura de massa teria impacto na sociedade ao produzir uma homogeneização dos indivíduos. ... Walter Benjamin (1886-1940) ponderou que a indústria de massa era responsável por tornar a arte mais acessível a um maior numero de pessoas, não ficando mais restrita as classes sociais mais privilegiadas.
A Cultura de Massa surge com a ascensão do capitalismo moderno. Assim como a produção de bens de consumo começou a se dar em larga escala, a cultural também passou por este mesmo processo. Diversos pensadores analisaram as implicações deste fenômeno na sociedade.
Resposta. Resposta: Através de propagandas e um marketing bem feito, que tentam nos vender produtos inúteis e sem qualidade, nos convencendo de que se comprarmos mudará nossas vidas. Dessa maneira a indústria cultural vende cultura, nos influenciando e nos manipulando da forma que querem.