Resumo Vidas Secas: Personagens principais Fabiano: nordestino pobre, ignorante, que desesperadamente procura trabalho, bebe muito e perde dinheiro no jogo. Filhos: no livro eles ganham os nomes “Menino mais velho” e “Menino mais novo”. São crianças de família pobres sofridas e que não têm noção da própria miséria.
terceira pessoa
O presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem verbal das personagens principais do romance Vidas Secas. Esse romance de Graciliano Ramos narra a trajetória de quatro integrantes de uma família – Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho e Menino mais novo - que tenta sobreviver à seca e às adversidades.
Na obra, a animalização do ser humano (zoomorfização) é notória, principalmente, no personagem Fabiano e a humanização do animal (antropomorfização) na cachorra Baleia que, embora sendo um animal, é como um membro da família e apresenta as sensações mais humanas de toda a narrativa.
A diferença entre a zoomorfização e a antropomorfização é que na primeira o homem é tratado como um animal, enquanto que na segunda um ser (no caso um animal) apresenta características humanas. Quais personagens sofrem, respectivamente, a zoomorfização e a antropomorfização? a) Fabiano e papagaio.
20 de março de 1953
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
60 anos (1892–1953)
Otacília Ramos
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Infância e Juventude Filho de Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos era o primogênito de quinze filhos, de uma família de classe média do Sertão nordestino. Passou parte de sua infância na cidade de Buíque, em Pernambuco, e parte em Viçosa, Alagoas, onde estudou no internato da cidade.
Caetés
Algumas obras que se destacaram:
O autor Graciliano Ramos não faz grandes inovações linguísticas, o foco dele é na narrativa. Como o importante é o retrato da situação do homem nordestino, os floreios na linguagem são evitados. O estilo de escrita é claro e conciso. Em certos trechos, lembra o modo de fala mais rude do interior que Ramos retrata.