Listamos abaixo as etapas básicas a serem percorridas para desenvolver um projeto personalizado de Automação Residencial:
Automação residencial diz respeito a um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos em uma casa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos.
Mas afinal, o que automatizar dentro de casa?
DVD, Blu-ray, TV, Telão, projetor, caixas acústicas, TV por assinatura, NetFlix, Apple TV, Vídeo Game… a lista de aparelhos usados em um ambiente de home theater é imensa, por isso reunir as funcionalidade de todos eles na tela do seu smartphone, e acionar várias elementos com apenas um toque, vai tornar sua ...
Cinco exemplos de automação na sua vida: elevador, banco, telefone e mais. Quando se fala em automação, muita gente logo pensa em carros autônomos, sistemas complexos com inteligência artificial ou robôs que estão substituindo os humanos em fábricas.
Os três elementos básicos de um sistema automatizado são a fonte de energia, os controles e as máquinas programáveis.
Automação fixa é aquela que opera sob uma única configuração e por isso só fabrica o mesmo tipo de peça e a automação programada aceita mudanças de configuração de acordo com a demanda. Considerando isso, podemos dizer que a Automação Flexível é uma extensão da automação programada.
A automação flexível é uma extensão da automação programável e na realidade a sua definição exata ainda está em evolução. Este sistema de automação fornece o equipamento de controle automático que oferece uma grande flexibilidade para modificações no design do produto.
Automação é o ato de pegar um processo manual e tornar ele independemente de interação humana. Basicamente você vai pegar algo que existe e que é implementado manualmente, e a partir disso, é possível usar a tecnologia a favor de melhorias, otimizações, ou como também tornar aquele processo livre de erros humanos.
O que é automatização de processos A integração entre sistemas, inteligência artificial e equipamentos, permite ao profissional automatizar atividades repetitivas, centralizar informações, facilitar o gerenciamento e controle das tarefas.
Quais os benefícios da automatização para as empresas?
Conheça as 6 vantagens da automação de processos industriais
7 Benefícios da Robótica para o Aprendizado
Segundo Niku, 2001as limitações do robô se encaixam em graus de liberdade, destreza, sensores e tempo real de resposta. Umas das desvantagens é o custo inicial tanto de equipamentos e instalação, necessidades em programação, também, em um caso de emergência, um robô não seria eficaz se não fosse previsto isso antes.
As vantagens é a velocidade nas fabricação de peças e a precisão apresentada por eles e as desvantagens basicamente é o desemprego e a manutenção dos mesmos.
Vantagens da robótica na automação industrial
Para que serve a robótica? A robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, até atividades domésticas. Desde a Primeira Revolução Industrial, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas.
O uso da robótica na medicina pode proporcionar vantagens clínicas e econômicas. De um lado, percebe-se maior precisão nos procedimentos, facilidade para fazer cirurgias a distancia, além da possibilidade de contar o apoio de especialistas por videoconferência.
Tipos de robôs industriais As configurações de robôs utilizadas mais usualmente na automação industrial incluem os robôs articulados (o tipo mais comum), os robôs SCARA, e os robôs cartesianos (também conhecidos como robôs x-y-z).
A maior fabricantes de robô industrial é a japonesa FANUC, com 400 mil robôs instalados no mundo. Em seguida estão a Yaskawa, também japonesa, e a ABB, sueca, com 300 mil robôs instalados.
Com base nesses elementos, sem esquecer sua configuração geométrica, os principais tipos de robôs industriais podem ser determinados.
Atualmente, está surgindo uma nova realidade. Os robôs começam a ser usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até a inspeção de cabos telefônicos submarinos, passando por consertos em usinas nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, entre outras.
Se antes os robôs eram usados apenas para aprimorar os processos produtivos, hoje eles assumem outras funções e já atuam em testes de campo e laboratório.
5 aplicações da robótica que podem mudar o futuro
A tecnologia robótica pode gerar novos empregos Assim como o surgimento da produção em série aumentou o número de empregos nas fábricas, a inserção de robôs para realização de atividades pesadas pode liberar os profissionais para focarem em outras tarefas.