José Loreto
Débora permanecia sentada debaixo de uma palmeira que ficou conhecida como Palmeira de Débora onde ela julgava os casos trazidos pelos filhos de Israel. ... Isso é evidente porque o próximo versículo descreve seu modo de “julgar”: “Ela atendia debaixo da palmeira de Débora” e “os filhos de Israel subiam a ela em juízo” […]
Ela foi a primeira e única líder mulher dos israelitas. ... Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
Débora, cujo nome significa "abelha", foi profetisa e a quarta juíza de Israel. Sua história está descrita no Livro dos Juízes, capítulos 4 e 5. Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C..
Com Débora aprendemos que o trabalho em equipe produz mais resultados. ela sabia compartilhar responsabilidades, valorizava aqueles que com ela trabalhavam. Por isso tinha o apoio e o respeito das pessoas. ... Débora serviu a nação de Israel, como Juíza, doando sua vida e tempo à causa do Senhor.
A vida de Míriam nos ensina que podemos ser usados por Deus, independentemente de nossa idade. Podemos aprender com os seus erros e com a sua atitude correta, sua obediência a Deus e gratidão. Aprendemos a aceitar as consequências de nossos atos na certeza de que Deus está sempre disposto a nos perdoar.
Miriã é punida com lepra após questionar a missão dada a Moisés por Deus.
Miriã era filha de Joquebede, de Arão e a irmã mais velha de Moisés, que quando era bebê foi colocado num cesto que fora colocado no rio Nilo para ser carregado com a intenção de que o bebê fosse salvo da morte, pois na época o Faraó havia feito um decreto que dizia que toda criança hebréia do sexo masculino deveria ...