Sulcos e Giros: Portanto, a superfície do cérebro do homem e de vários animais apresenta depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvoluções cerebrais. ... Em qualquer hemisfério, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral e o sulco central.
Apresenta quatro giros na face súpero-lateral: giro frontal superior, giro frontal médio, giro frontal inferior e giro pré-central. Os giros frontais apresentam disposição ântero-posterior, enquanto que o giro pré-central é súpero-inferior.
As comissuras conectam áreas correspondentes dos hemisférios cerebrais. ... A parede dos hemisférios cerebrais é composta de quatro camadas: ventricular, subventricular, intermediária e marginal (fibras aferentes e neurônios dispersos).
Significado de Encéfalo substantivo masculino [Anatomia] Conjunto do qual fazem parte o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral, constituindo a parte superior do sistema nervoso, sendo responsável pelo controle do organismo. Etimologia (origem da palavra encéfalo). Do grego egképhalos.
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
O Sistema nervoso é formado por vários órgãos e nervos sendo que o principal órgão é o Encéfalo de onde parte a Medula espinhal. O encéfalo e medula espinhal se relacionam com os órgãos enviando comandos a eles em forma de impulsos elétricos que são transmitidos por nervos e tem a participação de neurônios.