A forma leve da doença caracteriza-se pelos seguintes sinais:
O governo federal adotou o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia – atualmente chamado de Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e suas Consequências. As ações eram de: mobilização e combate ao vetor, cuidado e desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.
O tratamento do Zika Vírus é feito de acordo com os sintomas, com o uso de analgésicos, antitermicos e outros medicamentos disponíveis em qualquer unidade pública de saúde para controlar a febre e a dor.
Como Evitar o Zika Vírus?
As duas principais formas de prevenção ao zika – e às outras doenças causadas pelo Aedes aegypti, como dengue e chikungunya – são acabar com os focos do mosquito (locais de água parada) e usar repelente para evitar a picada.
O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva.
Até o momento, os cientistas acreditam que o humano não fica imune ao zika depois de contrair a dengue. Ainda não se sabe se a pessoa se torna imune ao zika após contrair a doença uma vez.