Antiga e poderosa cidade grega, capital da Beócia, localiza-se a noroeste de Atenas. Na Guerra do Peloponeso foi aliada de Esparta contra Atenas. Tebas foi destruída por Alexandre Magno em 335 a. C.
Em 338 a.C., Atenas foi derrotada na Batalha de Queroneia por Felipe da Macedônia e perdeu definitivamente sua independência.
Esparta
Quando o avanço de Atenas perturbou Esparta e suas aliadas da península do Peloponeso, teve início uma longa guerra civil que levou à derrocada da Grécia. As conquistas culturais de Atenas vieram em uma época na qual a mais importante cidade grega dominava as demais.
Atenas passou por diversas guerras e conflitos. No século V a.C. enfrentaram os Persas nas Guerras Médicas, que tentavam invadir o território ateniense. Os persas foram derrotados e Atenas saiu fortalecida e com prestígio na região. A partir disso Atenas passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia.
Na descrição de Tucídides, estão sintomas como inflamação nos olhos e na boca, mau hálito, febre, tosse e rouquidão, e problemas estomacais. Também sabemos que algumas das pessoas sentiam forte calor e insônia, e, entre os que se recuperavam, alguns tinham sequelas, como amnésia, problemas nos dedos e articulações.
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.
A sociedade espartana (inclusive os territórios sob o seu domínio) tinha como maior grupo social os hilotas, a classe dos servos. ... A aristocracia espartana, formada pelos chamados esparciatas, temia bastante qualquer tipo de revolta dos hilotas, uma vez que eles eram numericamente muito superiores à classe dominante.