Descida, insinuação, extensão, rotação interna, flexão, rotação externa e expulsão são, respectivamente, os mecanismos de adaptação do feto.
Resposta
Esquerda: quando o dorso do feto se apresenta à esquerda do abdome materno. Direita: quando o dorso do feto se apresenta à direita do abdome materno. Anterior: quando o dorso do feto é voltado para diante do abdome materno. Posterior: quando o dorso do feto é voltado para trás do abdome materno.
Já o círculo representa a altura do feto, respeitando os planos de De Lee ou de Hodge. Temos também duas linhas: a linha de alerta e a linha de ação. Elas podem estar presentes ou não no partograma, se não estiverem será de responsabilidade de quem abre o partograma desenhá-las.
O parto precipitado ou taquitócico é diagnosticado quando a dilatação cervical e a descida e expulsão do feto ocorrem num período de 4 horas ou menos. O padrão da contratilidade uterina é de taquissistolia e hipersistolia e, caso a placenta esteja no limite de sua função, pode ocorrer o sofrimento fetal.
DISTOCIA FUNCIONAL: Caracterizada como a alteração na força motriz durante o trabalho de parto, pode estar presente em até 37% das nulíparas com gestações de baixo risco. Os elementos da contração encontram-se abaixo do normal, gerando um parto lento.
Não! As contrações uterinas vão aumentando de frequência e intensidade na proximidade do final da gestação chamadas contrações de treinamento, fisiológicas e não causam dilatação do colo uterino.
Como saber o quão dilatada eu estou?