O homem é o hospedeiro definitivo e consequentemente a principal fonte de infecção deste parasita, sendo responsável pela transmissão aos animais e a si próprio. Teníase – é adquirida através do consumo de carne crua ou insuficientemente cozida contendo os cisticercos (larvas).
Após cerca de 3 meses, a tênia começa a liberar nas fezes os chamados proglotes, que são segmentos do seu corpo que contêm órgãos reprodutores e seus ovos.
A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática.
Resposta. A teníase é causada pelo verme platelminto Taenia solium ou Taenia saginata. A cisticercose é uma doença causada pela ingestão dos ovos de tênia pelo homem.
Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os deT. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura (ACHA & SZYFRES, 1986; REY, 1991).
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
A prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos bem como as frutas e verduras antes do consumo. É importante também beber apenas água filtrada, fervida ou tratada, não utilizar fezes humanas como adubo e utilizar água de qualidade para irrigação de hortas.
A infecção por Taenia solium (teníase) é uma infecção intestinal por tênias adultas provenientes da ingestão de carne de porco contaminada. Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T. solium, que se desenvolve depois da ingestão de ovos excretados nas fezes humanas.