O gênero Eucalyptus tem a sua origem na Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania. Existem cerca de 730 espécies reconhecidas botanicamente.
Não há uma data exata da introdução do eucalipto no Brasil. Existem relatos que os primeiros exemplares foram plantados nas áreas pertencentes ao Jardim Botânico e Museu Nacional do Rio de Janeiro, nos anos de 1825 e 1868; no município de Amparo-SP entre 1861 e 1863; e no Rio Grande do Sul, em 1868.
O eucalipto apresenta grande importância comercial, com 5,5 milhões de hectares plantados e uma produtividade média de 39 m³/ha/ano, segundo a Indústria Brasileira de Árvores. Através do eucalipto, pode ser produzida a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel, celofane e alguns tecidos sintéticos.
De forma geral, em plantações de adequada tecnologia, as árvores possuem alturas totais que variam mais ou menos nos seguintes limites: um ano de idade (entre 3 a 6 metros); 2 anos (8 a 12 metros); 4 anos (15 a 20 metros); 6 anos (20 a 25 metros); 7 a 8 anos (25 a 30 metros) e 10 anos (acima de 30 e até 40 metros).
A altura média de todas as árvores foi superior a 20m sendo a média máxima, 25,57m, alcançada pelo E. grandis aos 11 anos. no espaçamento 3 x 2m e, a média mínima, 17,97cm, pelo E.
10 anos
Áreas alagadas ou brejosas
São exemplos de culturas apropriadas para a terra firme espécies frutíferas como laranja, limão, banana, cupuaçu, açaí e outras frutas da região Norte.
As valas são abertas pelos implementos chamados de valetadeiras. Elas diferem em tamanho e modelos conforme o sistema de cultivo empregado. O aplainamento do solo combinado com o valetamento são as práticas de drenagem superficial da lavoura mais utilizadas nas áreas de várzea.
A deposição de sedimentos e de matéria orgânica submersa torna os solos da várzea naturalmente férteis. ... Além disso, a várzea apresenta uma alta concentração de biomassa, resultado da grande quantidade de nutrientes no solo. A estrutura dessa floresta é dividida em dois tipos principais: várzea alta e baixa.
Quando o solo está encharcado, é indicado que se faça uma drenagem. O solo encharcado traz diversos prejuízos às plantas que ali se encontram porque a alta saturação de água não deixa as raízes se desenvolverem, afetando a captação de nutrientes pela planta, além de causa uma degeneração das raízes.
PlantaSonya - Dicas de plantas para lugares úmidos
Betula. O porta-enxerto para peras asiáticas se chama"betula." A sua árvore pode chegar aos 7 m, tolera solo molhado, seco e alcalino e ainda se mostrou capaz de sobreviver à enchentes. É um porta-enxerto resistente, que aguenta temperaturas de até -23º C.
10 árvores frutíferas pequenas para ter no seu quintal