A história do Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc.
O entrudo consistia na ocupação das ruas das cidades, mas também nos espaços rurais e mesmo dentro das casas, onde a população realizava brincadeiras nas quais se jogavam água, farinhas e polvilhos, além de outros líquidos como os denominados limões de cheiro, café, tinta, groselha, lama e até urina.
O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de 'Entrudo. Já na Idade Média, costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.
Objetivo específico Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem; Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio lógico, físico e motor.
O termo “carnaval” deriva do termo em latim “carnis levale”, que significa “retirar a carne” e tem relação com a função da festa em suas origens. Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso.
Vestindo-se como meus pais: Faça um bailinho de carnaval com as crianças fantasiadas com as roupas organizadas pelos pais, com desfile para mostrarem suas fantasias. Converse com as crianças sobre as fantasias, estimulando suas falas e as ajudando a criarem novos vocabulários.
O professor pode incentivar os alunos a pesquisarem as diversas manifestações pelos estados brasileiros durante o carnaval. Utilize vídeos e apresente as músicas mais tocadas em cada região no período da festa. Trabalhar as diferentes manifestações culturais no Brasil é também celebrar a diversidade.