(Syrach) - EXU CALUNGA por estar vinculado a hierarquia dos exus maiores, EXU CALUNGA controla entidades de grande valor energético e de magia. As vibrações que esse poderoso EXU recebe vem de Oxalufan e de Yemanjá, aliás donos de duas calungas, a maior e a menor.
FALANGE DO CEMITÉRIO Também conhecida como Falange dos Caveiras é regida pelo Exu João Caveira, chefe do cemitério e por sua consorte Rosa Caveira (uma Pombagira). Todos os caveiras ou que levam em seu nome algo que lembre caveira – ossos, crânio, esqueleto – está contido dentro desta linha.
Calunga é o nome dado ao espírito ou divindade que se manifesta principalmente através da Umbanda. Estas entidades são popularmente conhecidas como “pretos-velhos”, e possuem um amplo conhecimento sobre diversos assuntos. Aliás, a principal característica de um calunga é a sua sabedoria.
Pomba-Gira da Calunga, é uma entidade muito poderosa e muito prestigiada por mulheres e homens que perderam seus amores por algum motivo … Esta Pomba-Gira é procurada também para problemas de saúde e de abertura de caminhos e vícios.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
As diversas apresentações da Pomba Gira
A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto.
Maria de Padilla
Dia de todos os santos da umbanda
Divindades e entidades São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. ... Irrequieta tal qual o marido, Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha.
04 de Dezembro
Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Ela é uma santa que gosta de samba de roda, de muita gente participando das suas devoções nas ruas, nos candomblés; ou ainda em cada tabuleiro, quando é lembrada nas tradições orais que mostram as preferências da santa-orixá pelas comidas feitas com muito dendê, as comidas de 'azeite'.
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel. Área de atuação – Simboliza riqueza espiritual, felicidade e bênção nas relações. Guia – Branca. Prato – Pasta de feijão-fradinho frita no azeite-de-dendê, o famoso acarajé.
Abadô – Wikipédia, a enciclopédia livre.