A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
Qual é o sujeito da oração «Quem fez a lição?»? O sujeito da frase apresentada é precisamente o pronome interrogativo quem, que é considerado como «pronome substantivo e se refere apenas a pessoas ou a algo personificado» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 354).
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
Os sujeitos são classificados em:
O sujeito é o termo ao qual o verbo e o restante da oração referem-se. Observe os exemplos: As carteiras estão cada vez mais caras.
Resposta. Sujeito simples: É aquele que tem apenas um núcleo. A palavra "nós", embora esteja se referindo ao plural, se for o sujeito de uma oração é um sujeito simples.
Resposta. Resposta: A oração tem dois termos essesnciais: sujeito e predicado.
b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação. Exemplos: O jantar foi preparado por Maria. A maçã foi mordida por ela.
Qual o tipo de sujeito da frase "A folha caiu no outono"? Na frase acima, o sujeito é “A folha” e seu núcleo: folha. Para encontrar o sujeito da ação, perguntamos para saber quem praticou a ação ou observarmos a quem ou o que o verbo da frase faz referência. Assim, temos: “o que caiu no outono?”: a folha.
Não consegui entender bem a matéria de química. Na minha casa e na casa de Hermínia há um grande jardim. A pequena nuvem rodeava a cidade.
Explicação: O sujeito da oração apresentada é "Os avós, os pais e seus filhos", pois esse é o termo sobre o qual se informa algo, ou esse é o termo que age sobre o verbo, modificando-o. O núcleo do sujeito é o termo principal do sujeito. Geralmente, é o substantivo.