Procurando libertar Deus da idéia de "necessidade", Duns Scotus o concebe como pura e absoluta liberdade, acima de qualquer razão ou lei, e ininteligível pelo pensamento filosófico, pois a filosofia - enquanto tentativa de compreender a realidade, a vida - se baseia na necessidade da relação entre princípios e ...
Distinção formal O que Scotus faz é formular um terceiro nível de distinção, como um meio-termo entre as duas anteriores. A distinção formal (distinctio formalis) é a que ocorre na formalidade (formalitas) do ente percebido, não tendo origem nem propriamente real nem propriamente mental.
Duns Scotus toma em consideração que "ens" (ente, ser) é uma noção "simpliciter simples": "simplesmente simples", quer dizer, puramente, absolutamente, imediatamente simples.
2) Duns Scotus ajudou na derrubada da teoria nominalista uma vez ele dizia ser inconcebível existir algo sem que este exista realmente. Segundo ele, seria impossível existir um ser incriado, incausado. Tudo existe advém de uma criação inicial.
Enquanto os realistas postulavam a existência de coisas exteriores a nós e independentes do que pensamos sobre elas. ... Para os nominalistas, os conceitos universais são criações do nosso intelecto e não têm existência fora da mente.
Já o realismo moderado afirma que a essência da coisa está tanto na idéia quanto na própria coisa, resultando em falsidade (= não estar conforme o real) toda idéia que não for conforme a coisa que se idealiza.
"Todo X é Y" é uma universal afirmativa. ... As universais afirmativas demonstram que todos os itens de uma classe pertencem à segunda. Por exemplo: todas as palavras proparoxítonas são palavras acentuadas. As universais negativas demonstram que nenhum dos itens da primeira classe pertence à segunda classe.
Que é do conhecimento de muita gente, independente da etinia, país, sexo, religião... O inglês deve ser uma língua do conhecimento universal.
Em poucas palavras, podemos considerar a arte como uma forma de expressão que pode ser externada de várias maneiras. ... Portanto, podemos considerar que a arte é vista como um fenômeno social e universal, pois pode ser criada e propagada por todos os povos do mundo.
Dizer que algo é universal é dizer que algo é do domínio de todas as pessoas, que todos tem acesso, mesmo os mais ignorantes, ricos ou pobres, não havendo distinção entre si.
A filosofia tem como vocação reflectir sobre a totalidade e o fundamento real de todas as coisas em geral, dos diversos domínios da realidade, natural e humana.
AS PALAVRAS UNIVERSAIS SÃO AQUELAS PALAVRAS QUE SERVEM PARA EXPRESSAR CATEGORIAS, OU TIPOS GERAIS, DE COISAS, SENDO EXEMPLOS DE PALAVRAS UNIVERSAIS AQUELAS QUE DESCREVEM AS CORES (AZUL, VERMELHO, AMARELO, ETC) E AS QUE DESCREVEM CONCEITOS ABSTRATOS, COMO JUSTIÇA, BONDADE OU BELEZA.
5 palavras universais mais usadas: Já foi observado que as palavras TAXI, ZERO, SUPER, ANIMAL E BANANA são as cinco mais usadas universalmente.
Veja só quantas palavras são originadas do inglês e nós usamos muito no nosso cotidiano:
Surgiu em 1839 num jornal de Boston como brincadeira. Um livro do professor Allan Metcalf conta a história do «ok», a palavra mais falada no mundo. Usado pela primeira vez em 1839, o «ok» surgiu em Boston num jornal como uma brincadeira. Palavra tinha o mesmo significado de hoje, queria dizer que estava tudo bem.