EQST

Quem No Pode Depor Como Testemunha?

Quem não pode depor como testemunha?

Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas (art. 405 , caput, do CPC ). Considera-se suspeita, dentre outras, a testemunha que tiver interesse no litígio (art. 405 , § 3º, IV, do CPC ).

Pode se recusar a ser testemunha?

A lei processual penal institui que, em regra, toda pessoa poderá ser testemunha, e ainda, que não poderá eximir-se da obrigação de depor (arts. ... No entanto, existem exceções que o legislador previu, permitindo que algumas pessoas possam recusar esta tarefa ou determinando a proibição de prestar testemunho.

Quais são os impedimentos relativos a testemunha prestar depoimento?

As testemunhas depõem, na audiência de instrução, perante o juiz da causa, exceto: I – as que prestam depoimento antecipadamente; II – as que são inquiridas por carta; III – as que, por doença, ou outro motivo relevante, estão impossibilitadas de comparecer em juízo (art.

Quem deve intimar a testemunha?

455. Cabe ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha por ele arrolada do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo.

Pode a testemunha ser conduzida coercitivamente?

A testemunha, por exemplo, que se recusa a comparecer em juízo, será conduzida coercitivamente, significando, até mesmo, a possibilidade de ser algemada e levada em viatura policial. Logo, encontra presa, mesmo que não encarcerada, até ser ouvida. Por isso, cabe apenas à autoridade judiciária essa determinação.

O que é testemunha informante?

f) Informante ou declarante: é a testemunha que está dispensada por lei a prestar o compromisso. São elas os doentes e deficientes mentais e os menores de 14 anos, além de todas aquelas elencadas no art. 206 (art. 208, CPP).

Qual a principal diferença entre testemunha e informante?

Diz a lei que, para admitir uma testemunha suspeita como informante, seu depoimento deve ser necessário para a elucidação do fato que se investiga (artigo 447, § 4º, Código de Processo Civil). ... Assim, a primeira diferença é que a testemunha tem a obrigação de falar a verdade. Já o informante não tem este dever.

O que é um informante?

Um informante ou informador é a pessoa que fornece voluntariamente à polícia ou à justiça informações relativas a atividades suspeitas, criminosas ou proibidas pelas autoridades, tanto de pessoas como de organizações.

Quem é informante no processo civil?

É a pessoa que informa ou fornece um parecer sobre algo, sem qualquer vínculo com a imparcialidade ou com a obrigação de dizer a verdade. Assim, o informante não presta compromisso e não é considerado uma testemunha.

Quem pode ser ouvido como informante?

As pessoas impedidas podem ser ouvidas como informantes no caso de estrita necessidade, ao prudente arbítrio do Juiz, nos termos do artigo 405, §4º do Código de Processo Civil.

Quanto ganha um informante da polícia?

O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), propôs pagar recompensa de até R$ 50 mil a informantes que ajudarem a polícia a prender criminosos. O projeto de lei que cria a premiação foi enviado ontem à Assembléia Legislativa, em caráter de emergência, para ser votado em no máximo 45 dias.

Quais os tipos de testemunhas no processo penal?

TIPOS DE TESTEMUNHAS

  • testemunha presencial: aquela que presenciou o fato. ...
  • testemunha indireta: aquela que possui informações a respeito do fato por intermédio de terceiros. ...
  • informantes: aqueles que não são compromissados. ...
  • abonatórias: frequentemente utilizadas no processo penal visando a abonar a conduta do réu.

Quais as características da prova testemunhas?

A prova testemunhal tem por principais características a judicialidade, a oralidade, a objetividade, a retrospectividade e a individualidade. ... A oralidade impõe a testemunha que reproduza os fatos oralmente, o que não impede, tal como preceitua o art. 204 do Código de Processo Penal, consulta a breves apontamentos.

Quantas testemunhas pode ter no processo civil?

O número de testemunhas arroladas não pode ser superior a dez, sendo três, no máximo, para a prova de cada fato (art. 357, § 6º). O juiz poderá limitar o número de testemunhas levando em conta a complexidade da causa e dos fatos individualmente considerados (art. 357, § 7º).

Qual a quantidade de testemunhas no processo penal?

A lei: Art. 401 do CPP diz que "na instrução poderão ser inquiridas até 8 (oito) testemunhas arroladas pela acusação e 8 (oito) pela defesa". A Jurisprudência: "O número limite de testemunhas previsto em lei refere-se a cada fato criminoso" - (RHC 29236 SP);

Pode substituir testemunha?

Depois de apresentado o rol, de que trata o artigo antecedente, a parte só pode substituir a testemunha: I - que falecer; II - que, por enfermidade, não estiver em condições de depor; III - que, tendo mudado de residência, não for encontrada pelo oficial de justiça.

Até quando posso arrolar testemunhas no processo civil?

Art. 407. Incumbe às partes, no prazo que o juiz fixará ao designar a data da audiência, depositar em cartório o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, profissão, residência e o local do trabalho; omitindo-se o juiz, o rol será apresentado até 10 dias antes da audiência. Sumário: 1 Introdução.

Qual o prazo para apresentar o rol de testemunhas?

Na ausência de fixação de prazo reverso pelo Juízo, contado a partir da data da audiência, para oferecimento de rol de testemunhas, deverá ele ser apresentado até dez dias antes da audiência, como dispõe o artigo 407 do Código de Processo Civil (CPC).

Pode arrolar testemunha na hora da audiência?

455. Cabe ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha por ele arrolada do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo.

Qual o momento para arrolar testemunhas no processo em caso de omissão Torna-se Preclusivo a oportunidade de requerer?

78,§ 1º, da citada lei[46], diz que o acusado deverá trazer suas testemunhas em audiência ou apresente requerimento para intimação dentro do prazo de cinco dias antes da audiência concentrada, demonstrando que trata-se também de um momento de produção da prova, faculdade que poderá ser exercida sob pena de preclusão.

Onde fica o rol de testemunhas?

(Art. 334, § 4º, I e II CPC/2015) Apresentar o rol de testemunhas, qualificando-as, se a prova for testemunhal, requerendo a intimação das mesmas para depoimento em audiência ou informará que as mesmas... O rol poderá ser posto no final da petição, após a assinatura.

Pode arrolar testemunha na contestação?

A Testemunha Com exceção dos incapazes, qualquer pessoa pode ser testemunha (art. ... 357, § 4º, NCPC) - O juiz fixará prazo comum não superior a 15 (quinze) dias para que as partes apresentem o rol de testemunhas. O juiz pode ser arrolado como testemunha (art.

Como o juiz se convence para aceitar as provas?

131. O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegada pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento".