Os paralelos e meridianos da Terra são linhas imaginárias traçadas para atender a múltiplos objetivos. ... Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte.
Os paralelos são medidos em latitudes, que nada mais são do que a distância entre eles e a Linha do Equador medida em graus. Já os meridianos, como já foi mencionado, são medidos em longitudes, que são a distância em graus em relação ao Meridiano de Greenwich.
Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:
Do norte para o sul - Círculo polar ártico, trópico de câncer, linha do equador, trópico de capricórnio e círculo polar antártico. Eles são os principais porque indicam o deslocamento aparente do sol sobre a superfície terrestre e consequentemente as zonas climáticas.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a Terra
Coordenadas Geográficas: sistema de localização estruturado através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Paralelos: são linhas imaginárias que circundam a Terra no sentido leste-oeste e que se encontram paralelas à linha do Equador.
meridianos
Assim, latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º.
A longitude é a distância em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich (0º). A longitude varia de O a 180 graus, nos hemisférios leste e oeste, sendo que o meridiano 180° é o antimeridiano de Greenwich e, portanto, o limite entre os dois hemisférios.
A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). ... Essa expressão surge de uma generalização feita, podendo ser utilizada nas situações em que envolve o cálculo da distância entre um ponto qualquer e uma reta.
Assim, a cada 15º de longitude oeste, diminui-se uma hora em relação a Greenwich e, a cada 15º de longitude leste, acrescenta-se uma hora da mesma forma.
Os paralelos são linhas imaginárias perpendiculares ao eixo central (Meridiano de Greenwich) e paralelas entre si, dividindo o mundo em dois hemisférios: Norte e Sul.
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
Resposta: O continente Africano está localizado nos 4 hemisférios (norte, sul, leste e oeste). Explicação: Isso acontece porque ele é cortado pela linha do Equador e pelo meridiano de Greenwich.
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Um hemisfério é a metade de uma esfera ou bola. Essa palavra é usada para descrever as metades da Terra. Os geógrafos, ou seja, as pessoas que estudam a Terra, dividiram o planeta em dois conjuntos de dois hemisférios: os hemisférios Norte e Sul; e os hemisférios ocidental e oriental.
Divisão norte-sul: é feita pela linha do equador. Divide o globo terrestre em hemisfério norte e hemisfério sul. Divisão leste-oeste: é feita pelo meridiano de Greenwich com o meridiano de 180° (antimeridiano de Greenwich). Divide o globo terrestre em hemisfério ocidental e hemisfério oriental.
Resposta. Explicação: Nas plantas, porque precisa-se saber a orientação solar.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.