A carga é determinada por meio do cálculo de carga de incêndio específica, que é o valor da carga de incêndio (massa em quilos do material contidos em um espaço, multiplicado pelo fator potencial do componente) dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules (MJ) por metro quadrado (m²).
O Anexo E do código estabelece que, dependendo do caudal necessário, serão requeridos mais ou menos hidrantes. Por exemplo, para um caudal de 3000 gpm (11,400 L/min.) se requerem 4 hidrantes e a distância média entre hidrantes deve ser de 122 m. O hidrante deve ter uma área livre de 91 cm ao seu redor.
Serão coplocados 12 hidrantes, sendo 1 por pavimento. A área da construção é menor que 20.
Características do Hidrante É composto por um reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações e peças hidráulicas, registro de manobra, abrigo de mangueiras e um registro de recalque. Junto com os sprinklers auxiliam no combate e extinção de incêndio.
2,00 m
O Hidrante de incêndio é necessário quando sua edificação passa da área construída de 750 metros ou quando o bombeiro exige, esta exceção acontece quando o risco de incêndio é alto, mas normalmente a necessidade e obrigatoriedade se dá devido ao tamanho da área conforme informamos.
A caixa para hidrante deve ter espaço o suficiente para acomodar o hidrante, esguicho, chave para mangueira e mangueiras de incêndio.
Embora um incêndio já possa ter começado quando o sistema de sprinkler de incêndios é ativado, eles impedem que o fogo se espalhe e dão tempo suficiente para que as pessoas evacuem o edifício. Por esses motivos, os sistemas de sprinkler de incêndios são agora obrigatórios em certos edifícios.
Sprinklers são pequenos chuveiros automáticos que ficam fixos ao nível do teto ou até mesmo nas paredes dos edifícios e servem para o combate ao incêndio em edificações. ... Ao atingirem sua temperatura de operação, a solda do elemento termo-sensível é derretida, permitindo que os sprinklers comecem a funcionar.
O sistema de sprinkler é um conjunto de pequenos chuveiros hidráulicos ligados a um sistema de bombeamento de água, que em caso de incêndios são ativados para combater as chamas.
Os chuveiros automáticos desempenham o papel de detectores de incêndio, só descarregando água quando acionados pelo calor do incêndio. ... Quando um ou mais chuveiros são abertos, o fluxo de água faz com que a válvula se abra, permitindo a passagem da água da fonte de abastecimento.
Conheça os principais tipos de sprinkler a seguir:
O que são Hidrantes e Mangotinhos?? Os hidrantes e mangotinhos são componentes do sistema fixo de combate a incêndio. ... Próximos às saídas de água há as chamadas caixas de incêndio onde as mangueiras são ancoradas. Esse sistema tem o objetivo de combater ou conter o incêndio até a chegada do corpo de bombeiros.
O mangotinho fica sempre conectado ao seu esguicho, o que faz com que, em combinação com seu diâmetro e vazão menores, deixe sua utilização muito mais fácil, comparada ao uso de uma mangueira de jardim, enquanto os hidrantes comuns possuem peças específicas, que precisam ser montadas no momento do incêndio e que, por ...
Embora existam diferentes tipos de hidrante, eles funcionam da mesma forma: basta conectá-lo a uma fonte de água pressurizada, acoplar a mangueira a uma das bocas do hidrante e abrir a válvula, responsável por controlar a vazão de água que chegará às mangueiras. O hidrante sempre tem acionamento manual.
Primeiros socorros em caso de Incêndio