Os herbários têm fundamental importância como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais em seus estudos. ... A amostra obtida é chamada exsicata, a unidade básica da coleção de um herbário. Ela é então numerada antes de ser incorporada ao acervo.
As exsicatas devem ser armazenadas em local seco e arejado....Materiais necessários:
Coloque a folha entre camadas duplas de papel toalha num prato a prova de micro-ondas por 30 segundos. Se a folha não estiver seca ainda, deixe-a por mais 10 segundos de cada vez, verificando se a folha está seca entre cada sessão.
Vamos montar um Herbário?
Encha a prensa. Abra o livro e adicione um pedaço de papel para prensar. Arrume as folhas de um lado do papel, dobre-o e então feche o livro e deixe-o de lado com alguns outros livros ou pesos sobre ele até que as folhas estejam secas.
Modo de fazer: Lave bem as folhas escolhidas, seque e coloque-as dentro do recipiente. Cubra a folha com a soda cáustica. Deixe assim até que a parte verde da folha se vá e sobre somente as nervuras secas. Pode demorar cerca de um ou dois dias.
Com as plantas deitadas:
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Para secar em bandeja, a dica é forrar uma bandeja ou papelão com papel toalha absorvente, colocar as folhas espalhadas, cobrir com papel de seda e colocar à sombra e num lugar ventilado. A cada dois dias virar as folhas de ervas até ficarem secas e quebradiças.
Processos de desidratação do ora-pro-nóbis Para replicar o método de desidratação ao sol, é preciso higienizar as folhas e cortar porções maiores. O segundo passo é depositar as hortaliças em uma assadeira ou forma de vidro ou alumínio, diretamente sob o sol. Deve-se proteger as folhas de poeira e de insetos.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Lave e seque a hortelã. A hortelã deve estar completamente seca antes de você começar. Passe o papel toalha na hortelã para secar qualquer que apresente água visível. Depois coloque-a sobre uma outra folha de papel-toalha e deixe que as folhas e caules sequem por mais uma ou duas horas.
Como fazer:
Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.
Método 2 de 5: Pendurando o orégano para secar
Preparo: O orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas seu aroma intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo.
A planta do orégano deve receber, diariamente, luz solar direta. As folhas do orégano serão mais aromáticas, se receberem mais luz solar. É recomendável irrigar com frequência o solo, para que seja mantido, levemente, úmido.
O orégano fresco deve ter aparência saudável, folhas verdes, sem manchas marrons. Lave e retire as folhas do talo antes de usar. Você pode usar as folhas inteiras ou picá-las. Em pratos assados e no bouquet garní, você pode acrescentar o ramo inteiro.
Carne cozida Combina com: folhas de louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta preta, salsinha, tomilho, salsão, coentro.
– Manjerona: o sabor é bem parecido com o orégano, e pode até substituí-lo em preparações com peixes, pizza e até no molho pesto. ... – Alecrim: seu sabor fresco, doce e forte combina bem com pizza de frango e camarão. As focaccias também ganham um sabor especial com esta erva.
O tempo que o orégano vai durar vai depender de como você guardá-lo. No caso do orégano fresco, folhinhas verdes, devem ser guardados na geladeira em cima de um papel toalha umedecido dentro de um saco plástico, de preferência ziplock. Fazendo isso as folhas vão durar de 10 a 14 dias sem secar.
A melhor hora para colher o orégano é pela manhã, depois que o orvalho secar. O sabor do orégano fica mais intenso durante o calor.
Dica 2: guarde o tempero em potes individuais e bem fechados! Dica 3: não troque o pote do seu tempero, mantenha sempre no mesmo pote, assim não mistura com o restinho ou aroma de outro tempero. Dica 4: os potes de temperos devem ficar em locais longe de umidade e sol! Guarde em uma gaveta ou armário fechado.
Para cultivar o orégano é necessário um solo drenado e fértil. O orégano pode crescer em solos pobres. O ph do solo recomendável, para o plantio do orégano, é entre 6 e 8. Solo calcário favorece o melhor crescimento da planta do orégano.
É uma planta perene que atinge de 20 cm a 80 cm. O solo para cultivo do orégano deve ser bem drenado e de preferência fértil. Mas vale lembrar que o orégano pode crescer também em solos pobres. Quanto ao pH do solo, a planta é bastante tolerante mas o recomendável é que o pH esteja entre 6 e 8.
Afinal, para que serve chá de orégano? Por conter uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), compostos antioxidantes e outras substâncias medicinais, o chá de orégano serve para fortalecer diferentes sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular.
O gênero Origanum, possui mais de 205 espécies destacando-se Origanum majorana L e Origanum vulgare como as mais importantes. Essas duas espécies são bastante confundidas principalmente no sul do Brasil, em que o orégano é denominado manjerona.
Existem muitos tipos. Os bons são bastante fortes e chegam a anestesiar a língua. Na culinária norte-americana, a preferência é pelo “orégano mexicano”, que, embora mais forte, não é uma variedade da planta, e sim outra planta com gosto semelhante. Use e abuse do orégano com a maioria dos pratos italianos ou gregos.
Ao contrário do orégano, cujo cheiro fica muito mais intenso depois de secar a erva, a manjerona mostra a delicadeza de seu aroma floral mais quando está fresca, porém não é tão fácil de achar (a menos que você a cultive em casa, em vasinhos).