Isso aconteceu em 1846, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, quando o dentista americano Thomas Green Morton, pela primeira vez, usou o éter para realizar uma cirurgia.
Antes do século XIX, as operações eram bárbaras, e a maioria dos pacientes morria de choque pós-operatório, infecção ou perda de sangue.
Em 1842, o médico norte-americano Crawford Long realizou a primeira cirurgia com anestesia, utilizando vapores de éter para que o paciente James Venable não sentisse dor durante a extração de um tumor no pescoço.
Estudo constata que consumo de determinados líquidos algumas horas antes da cirurgia não aumenta risco. Em cirurgias que exigem anestesia geral, pacientes têm seus reflexos reduzidos e não conseguem impedir que o suco gástrico regurgitado chegue aos pulmões, o que pode ser perigoso durante o procedimento.
Normalmente, indica-se que o tempo de jejum necessário para se realizar uma cirurgia seja de aproximadamente 12 horas, de forma a evitar que complicações e interações com a anestesia, por exemplo, surjam no momento do procedimento.
As últimas recomendações orientam fazer uma refeição leve (sem carne ou gordura) 6 horas antes da cirurgia e tomar água até 2 horas antes da cirurgia. É muito importante fazer esta alimentação leve e tomar água. Não se deve ficar muito tempo de jejum, pois isso aumenta o risco de complicação no pós-operatório.
A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso deve ser evitada 48 antes de uma cirurgia. Isso por que o álcool sobrecarrega o fígado, que é o órgão que vai metabolizar os medicamentos que serão utilizados na anestesia Isto se aplica também a outras drogas ilícitas que devem ser evitadas sempre!