Para que serve a coerência? A coerência é o princípio responsável por ajudar a dar sentido às ideias de um texto. O texto coerente é aquele que possui uma relação de harmonia entre suas ideias. Dizemos que uma pessoa não é coerente, por exemplo, quando aquilo que ela ensina não é correspondente ao que ela pratica.
Quando um texto apresenta erros na sua coerência textual, o sentido da frase não tem lógica. Exemplo: “Estava muito calor que até começou a nevar” / “A parede estava sentada” / “Eu odeio comer carne, por isso vou pedir um bife mal passado”.
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Os fatores da coerência textual incluem o conhecimento de mundo e partilhado dos usuários da língua, as inferências, focalização, consistência, relevância, situacionalidade, informatividade, intencionalidade, intertextualidade e outros.
Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto. É importante para o seu entendimento, para a sua compreensão.
Você sabe quais são os 7 fatores de textualidade e como eles estão ligados às competências do ENEM?
Por meio da influência de dois fatores – o semântico e o pragmático –, a textualidade divide-se em diversos elementos, que atuam conjuntamente na elaboração do texto, que é o seu produto final.
Coerência : é o que dar sentido ao texto é a união de vários fatores que juntando montam o texto sem ele o texto fica sem sentido algum. ... Aceitabilidade : é a aceitação do texto que você leu , o autor da a opinião dele sobre tal assunto e o leitor vai compreender ou não o que ele leu .
Os princípios de textualidade são uma série de aspectos ou requisitos os quais um texto necessita apresentar para ser considerado como tal. ... De acordo com o autor, amparando-se no que diz Beaugrande (1997), a situacionalidade refere- se à relação entre evento textual e a situação em que ele ocorre.
35) fala sobre os sete princípios de textualidade descritos nessa fase da LT. São eles: coesão, coerência (centrados no texto), situacionalidade, informatividade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade (centrados no usuário).