OBJETIVO: A síndrome de Bertolotti é uma desordem congênita da coluna vertebral caracterizada pela ocorrência de uma mega-apófise transversa lombar em uma vértebra de aspecto transicional, que geralmente se articula com o sacro ou com o osso ilíaco. Tal síndrome tem sido considerada possível causa de dor lombar.
substantivo [Medicina] Estado em que a primeira vértebra sacra se coalesce com as apófises espinhosas da 5ª vértebra lombar.
O que é vertebra de transição lombossacra? É uma vertebral mal formada com características intermediárias entre lombar e sacral, chamamos de VT. Pode acarretar em problemas mecânicos da coluna, propiciando hérnias de disco e espondilolistese.
Sacralização de L5 – A sacralização é uma anormalidade congênita na qual o processo transverso de L5 se funde ao sacro de um ou ambos os lados, ou ao ilíaco, ou a ambos.
A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.
Entre os principais sintomas da osteofitose, estão: