Edward Lee Thorndike estabelece, com a sua lei dos efeitos, as bases para o behaviorismo de Skinner. A lei do efeito caracteriza-se na ideia que todo e qualquer ato que produz satisfação vai-se associar a essa situação. ... Thorndike formulou a lei do efeito, utilizando experiências de "resolução de problemas" com gatos.
O behaviorismo via na educação uma ótima maneira de analisar e modificar o comportamento humano. Segundo Watson, ao alterar determinadas variáveis do ensino – maneira de transmitir o conteúdo ou diferentes formas de estudar, por exemplo -, seria possível haver incrementos na aprendizagem das crianças.
Segundo a lei do Efeito de Thorndike a satisfação leva à aprendizagem. O princípio da lei do efeito desenvolvida por Edward Thorndike sugere que as respostas seguidas de perto pela satisfação ficarão firmemente ligadas à situação e, portanto, mais propensas a voltar a ocorrer quando a situação se repete.
Teoria de Piaget: a teoria da aprendizagem na educação infantil. A teoria de Piaget, chamada de teoria piagetiana, foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento. Segundo ele: A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
O condicionamento operante ou condicionamento instrumental é um tipo de aprendizado em que o comportamento é controlado com as consequências. É baseado na ideia de que comportamentos reforçadores tendem a aparecer com mais frequência, enquanto comportamentos punitivos se extinguem.
O Comportamento Respondente ou Reflexo é o comportamento involuntário, eliciado por estímulos do ambiente. O Comportamento Operante é o comportamento voluntário e inclui todas as reações do organismo que são voluntárias.