O ápice do coração é a ponta mais baixa do órgão que aponta para baixo na base, formando o que quase parece uma ponta arredondada. “Apex” é uma palavra latina que significa “cume” ou “pico”, e esta parte do coração também pode ser pensada nesses termos. É formado principalmente pelo ventrículo esquerdoe se estende bem para a esquerda na maioria das pessoas. As fibras musculares nesta parte do coração são as principais responsáveis por regular a contração do ventrículo e também desempenham um papel importante quando se trata de retransmissão e transmissão de sinais dos nódulos atriais. Os profissionais médicos freqüentemente prestam atenção especial a esse pico durante os exames físicos também. Pode ser um bom lugar para ouvir as batidas do coração, pois sua localização geralmente oferece clareza sem muitos ruídos concorrentes, por exemplo, e é uma das quatro áreas de escuta do coração mais comuns. Os sinais que não chegam ao ápice com tanta força ou frequência como antes também podem ser um sinal precoce de insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca.
A válvula atrioventricular direita possui três cúspides, sendo chamada, portanto, de valva tricúspide. E a válvula atrioventricular esquerda possui duas cúspides, sendo conhecida como bicúspide ou mitral. Essas válvulas controlam a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos. Ambas são fixadas à músculos papilares e suas cordas tendíneas.
No ventrículo direito há também os músculos papilares fixados à parede ventricular. Desses músculos, originam-se as cordas tendíneas e essas estão fixadas às válvulas.
A endocardite infecciosa é uma infecção bacteriana ou fúngica do coração, e pode incluir as valvas cardíacas, não estando entretanto limitada somente à essas estruturas. Ela se manifesta por formações vegetativas infecciosas que podem ser agudas ou crônicas, e são perigosas, já que têm o potencial de emitir êmbolos caso sofram fragmentação.
A base é formada principalmente pelo átrio esquerdo, enquanto o ápice é formado principalmente pelo ventrículo esquerdo e encontra-se no nível do 5° espaço intercostal esquerdo.
Internamente, o coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo).
As metades direita e esquerda do coração são separadas pelos septos interatrial e interventricular, que são contínuos entre si. Além disso, os átrios são separados dos ventrículos pelos septos atrioventriculares. O sangue flui dos átrios para os ventrículos através dos orifícios atrioventriculares (direito e esquerdo), que são aberturas nos septos atrioventriculares. Essas aberturas se abrem e se fecham alternadamente pelas valvas cardíacas, dependendo da fase do ciclo cardíaco.
Irregularidades na maneira como o ápice direciona os sinais também podem ser um sinal de alerta precoce para doenças cardíacas . Os impulsos cardíacos geralmente não podem ser detectados simplesmente ouvindo-se com um estetoscópio , mas uma varredura do coração ou um eletrocardiógrafo (ECG) geralmente os detecta . Quando o ápice não está emitindo os mesmos sinais de antes, pode indicar aumento do tamanho do coração ou insuficiência precoce. Ambos são geralmente tratáveis, mas quanto mais cedo forem identificados, melhor.
O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos.
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, as veias pulmonares e as veias cavas superior e inferior. Por que eles são chamados grandes vasos? Porque eles são possuem grandes dimensões. O diâmetro da aorta ascendente é de 2,1 centímetros, um pouco maior que o diâmetro de uma moeda de 10 centavos de Real, que tem 2,0 centímetros!
Como eu já disse, é muito importante compreender a anatomia cardíaca para entender o ciclo cardíaco, por exemplo, e para compreender também as inúmeras doenças que acometem esse órgão tão importante.
A veia cava superior recebe sangue da metade superior do corpo através das veias braquiocefálicas direita e esquerda, e a veia cava inferior recebe o sangue da metade inferior do corpo, através das veias ilíacas comuns.
Isso porque, quando obstruídas, o sangue não passa, e, assim, o tecido não recebe nutrição, sofrendo necrose de coagulação e infarto do tecido.
Acredito que você já tenha ouvido falar nelas, principalmente quando escuta-se falar sobre as “placas de ateroma” ou sobre o “infarto agudo do miocárdio”, por exemplo, essas artérias estão envolvidas.
Já as valvas semilunares, direita e esquerda, controlam a saída do sangue dos ventrículos para as artérias pulmonares e aórtica, respectivamente. Elas não possuem cordas tendíneas.
O átrio direito recebe o sangue drenado do organismo, e o “envia” para o ventrículo direito, passando pelo óstio atrioventricular direito quando a valva tricúspide está aberta.
O átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias sistêmicas, e o bombeia para o ventrículo direito, que em seguida o encaminha aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue oxigenado dos pulmões, e o envia para o ventrículo esquerdo, que o distribui por todo o corpo.
Tabernáculo (em hebraico: מִשְׁכַּן, mishkan, "residência" ou "habitação"), de acordo com a Bíblia hebraica, era a habitação terrestre de Deus entre os filhos de Israel desde o tempo do Êxodo do Egito até a conquista da terra de Canaã.
Resposta: É um local que os cristãos, judeus e islâmicos projetam juntos para prece e discussão – com espaço até para ateus.
Uma viagem por 12 templos exóticos ao redor do mundo
Para o homem moderno nenhuma importancia, Mas para os antigos Mesopotâmicos tinha muita importancia, eles acreditavam que o Zigurate que e uma especie de templo em forma de piramide servia de morada para os Deuses, então construiam esses templos proximos as cidades para que os Deuses ficasem mais perto deles, o acesso ...
GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.