Enquanto a nacionalidade da capoeira permanece um mistério, ninguém discute que os primeiros praticantes da luta, que já foi motivo para prisão, foram os escravos. Os golpes ritmados, quase uma dança, surgiram, na verdade, durante as tentativas de fuga.
A capoeira literária de Machado de Assis - Eduardo de Assis Duarte.
Mestre Bimba o maior capoeirista de todos os tempos, o libertador da capoeira, o paladino da cultura negra, o criador da luta regional baiana ( cognome sob o qual a capoeira foi liberada, na decada de 30, pelo interventor da Bahia, Ten. Juracy Magalhães, da proscrição pelo Código Penal).
Grandes mestres da capoeira
Foi o maior propagador da Capoeira Angola, modalidade "tradicional" do esporte no Brasil. Em 1941, fundou a segunda escola de capoeira legalizada pelo governo baiano, o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Largo do Pelourinho, na Bahia. ... Contra a violência, o Mestre Pastinha transformou a capoeira em arte.
Verificado por especialistas. O Mestre Bimba nada mais foi do que um minerador de carvão, porém com o passar dos anos ele se transformou no pai da capoeira regional. ... Já o Mestre Pastinha foi um dos principais mestres de capoeira da história.
Salvador, Bahia, Brasil
92 anos (1889–1981)
Mestre Pastinha foi o grande responsável pela reunião e sistematização dos fundamentos da capoeira angola, que Em 1941, fundou a primeira escola de capoeira legalizada pelo governo baiano, o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Largo do Pelourinho, na Bahia.
Apesar de existirem muitos tipos de capoeira, os dois principais são a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. A Angola possui o estilo mais parecido como o que os escravos jogavam, com movimentos mais lentos, próximos ao solo, trazendo mais importância à tradição da capoeira.