Civilização Persa. A civilização persa foi uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade. A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, num extenso planalto onde hoje corresponde ao Irã, localizado entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio. ... Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C..
Caracterizado pelos ritos religiosos simples, o zoroastrismo ou mazdeísmo predominou como religião na região do Império Persa até a invasão e dominação pelos árabes muçulmanos, no século VII.
Os hebreus, ao contrário dos outros povos da Mesopotâmia, dos persas, dos egípcios, dos fenícios e de vários outros povos do Oriente Médio que foram seus contemporâneos, eram monoteístas, isto é: acreditavam em um só Deus, criador de tudo e de todos.
Qual das civilizações abaixo possuía uma religião monoteísta? Egípcios.
Porém, o maior legado fenício foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita, formado por 22 letras, que ficou conhecido como alfabeto. Os fenícios não foram os criadores da escrita, já que antes deles houve os sumérios, com a escrita cuneiforme, e os egípcios, com os hieróglifos.
Os fenícios eram politeístas, e alguns de seus deuses eram Astarte, Baal, Yam, Melcarte etc. Cada cidade-estado da Fenícia possuía um deus-patrono diferente, com um templo dedicado a ele. Os templos eram administrados por sacerdotes que possuíam também uma importância grande em suas sociedades.
As suas cidades principais foram Sídon, Tiro, Biblos e Beritus (atual Beirute), na Costa do Levante. No norte da África, existiram Cartago, Útica dentre outras.
As principais cidades fenícias eram Ugarit, Biblos, Tiro e Sidon, que encontravam-se no Norte da África cuja costa é banhada pelo Mar Mediterrâneo, região rica no comércio marítimo àquela época.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas. Atenas representou o esplendor cultural da Grécia Antiga e por muito tempo foi o centro de comércio entre gregos.
As cidades-Estado gregas eram regiões administrativas autônomas que compartilhavam idioma e cultura. Sua estrutura era independente, não havendo um grande império grego, por exemplo. Cidades como Atenas e Esparta, geralmente utilizadas para ilustração, eram inclusive inimigas em diversos conflitos.
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estado e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica.
As cidades-estado gregas eram como irmãos problemáticos. Estavam sempre em pé de guerra umas com as outras. ... Os exércitos gregos se uniram e venceram. E eles não eram bobos.
As cidades-estado surgiram novamente na Grécia antiga, onde as montanhas separavam as comunidades. As cidades-estado gregas experimentaram diversos tipos de governo. Atenas é considerada o berço da democracia. Esparta era uma fortaleza militar governada por reis.
As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
O que eram e como funcionavam as cidades-estados gregos?? Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.
As cidades estados gregas eram politicamente autônomas, ou seja, haviam milhares de pólis, cada uma com uma característica política distinta. ... A maioria das cidades estados eram aristocratas, sendo que a mais importante era a de Esparta. Atenas adotou, após a chegada de Clístenes, a democracia.
Não, as Cidades-Estado gregas não tinham, geralmente, unidade político-administrativa entre si, já que cada uma delas era governada localmente, muitas vezes por meio de sistemas bem diferentes (como em Atenas e Esparta, onde existiram democracia e oligarquia).
As cidades-estado foram uma forma de organização política e social que fizeram parte do mundo antigo. ... As cidades-estado baseavam-se na terra, nas relações de trabalho e no comércio e havia incentivo à propriedade privada. As aristocracias detinham as terras e por isso concentravam riqueza e poder.