A vida dos doze Césares : Julio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito, Domiciano.
Gaio Otávio Turino, filho de Gaio Otávio, era o nome de batismo do imperador Augusto. Nasceu em 23 de setembro de 63 a.C. em Roma e morreu em 19 de agosto de 14 d.C. em Nola.
Também ficou conhecido como os cinco bons imperadores (Nerva, Trajano, Adriano, Antônio Pio e Marco Aurélio). Após essa dinastia, houve o governo pretoriano em 193.
Augusto
Veja quem foram os principais imperadores romanos:
Império Mongol
Portanto, não é de se estranhar que o exército espartano fosse considerado como o mais forte de sua época, composto por guerreiros eficientes dispostos a lutar até a morte.
Foi Gêngis Khan, título do chefe mongol Temujin, que conquistou quase 20 milhões de km2. Em segundo lugar vem Alexandre, cujos domínios ultrapassaram 5 milhões de km2.
Babilônios. A Babilônia foi uma grande cidade da Ásia antiga, localizada na Mesopotâmia, sobre o Eufrates onde este se aproxima do Rio Tigre. A Babilônia teve o seu primeiro grande império há 2000 a.C., e após várias invasões e outro impérios acabou desmantelada pelos persas, depois de uma revolta há 486 a.C..
Investigação recente ao ADN dos aborígenes remete as primeiras civilizações para o continente mais pequeno do nosso planeta. Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.
Lista dos maiores impérios
civilização mesopotâmica
Caral
Mesopotâmia
As civilizações surgiram inicialmente nos vales dos rios, pois ali a terra era mais fértil para o cultivo. Uma das primeiras civilizações do mundo se formou na Mesopotâmia. Essa região ficava entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente é o Iraque.
Estas civilizações surgiram por volta do quarto milênio a.C. com a característica principal de terem se desenvolvido às margens de rios importantes, como o rio Tigre, o Eufrates, o Nilo, o Indo e do Huang He ou rio Amarelo. A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização.
As primeiras civilizações possuem em comum características geográficas, econômicas e políticas semelhantes. Geograficamente surgiram em regiões próximas a grandes rios, como o Rio Amarelo, o Ganges, o Nilo, o Tigre e o Eufrates, regiões em que a agricultura (e, portanto, a fixação da população) era mais fácil.
Arábia
Civilização é um complexo conceito da antropologia e história. Numa perspectiva evolucionista é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, daí derivar do latim civita que designa cidade e civile (civil) o seu habitante.
A espécie surgiu há cerca de 350 mil anos na região leste da África e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos. Entretanto, evidências arqueológicas publicadas em 2017 sugerem que a humanidade pode ter se espalhado por todo o continente africano ainda antes, há cerca de 300 mil anos.
A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental. Daqueles povos vêm os cálculos astronômicos, a escrita, o primeiro código, as cidades-estados e muito mais. A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações.
É a forma de vida dos povos nômades, isto é, povos que não têm habitação fixa. Eles não permanecem em um único local. Os nômades são do tipo caçador-coletores, ou seja, vivem da caça, pesca e da coleta de alimentos. ... Esta forma de vida foi abandonada por volta de 10 mil anos atrás quando o ser humano aprendeu a plantar.
Atualmente existem alguns bosquímanos, no sul da África, que são caçadores-coletores. Os pastores nômades viajam para encontrar terras em que seus animais possam pastar. Alguns povos da Ásia central, da Sibéria, da península Arábica e do norte da África são pastores nômades.
Os povos sedentários são aqueles que praticam a agricultura, isto é, que se fixam em um território em vez de serem nômades. ... Os povos sedentários foram o que tornou possível o surgimento da civilização e a sobrevivência dos grandes grupos humanos, algo que não ocorria antes da prática da agricultura.